Opinião

Receio de poucos danos para todos

Sabemos que toda e qualquer sociedade que almeja o sucesso de seu povo e minimização de problemas sociais deve obrigatoriamente investir intensamente no sistema educacional. O investimento deve estar voltado para todas as fases, principalmente no início da escolarização dos estudantes.

Sob o mesmo ponto de vista é necessário também condições de trabalho para os profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem. O professor ser atraído para com o exercício da profissão e ter condições dignas na busca de aprimoramento na área de atuação. Outro fator interessante e favorável à qualidade na educação diz respeito à dedicação exclusiva do educador em apenas uma unidade escolar.

JULIO COUTO
Júlio Couto / Arquivo Pessoal - 

Além disso, realidade brasileira mostra que o professor não tem condições, nem financeira, nem na administração de tempo, pois a remuneração que é dedicada ao seu trabalho não permite que ele se concentre sua atenção em apenas uma unidade escolar. Sem contar a composição das salas de aulas que é feita por o número excessivo de alunos.

Como propósito torna se viável e relevante algumas indagações para que cada cidadão possa parar, pensar e fazer reflexões: Qual é horário que o professor vai estudar e buscar aperfeiçoamento se ele é obrigado a trabalhar em dois ou três turnos. E com qual dinheiro ele pagará seu aprimoramento, sabendo que ele recebe um salário muito baixo. Talvez este salário não cobre nem sua alimentação e transporte. Qual é também a condição justa para o aluno em uma dessas salas de aula, sabendo ele precisa dividir a atenção do professor com dezenas de outros estudantes. Como é possível o professor dá um tratamento individualizado ao educando.

Enfim, não parece uma tarefa fácil mudar o panorama educacional brasileiro, pois quem de fato pode interferir diretamente e oficializar propostas contundentes em favor da excelência desta base da construção justa e competitiva do nosso povo teme governar as pessoas preparadas.

*Júlio Couto é professor na rede pública de ensino em Minas Gerais, com graduação em Letras pela PUC Minas.  

Comentários


  • 23-03-2023 12:25:33 Patrícia Moreira

    Fato. Nós que conhecemos o " Chão da escola" , sabemos das controvérsias que existem no sistema educacional. É luta diária! Tomara que encontremos apoio entre nós , colegas, porque do sistema parece um túnel sem fim.