Opinião

Inteligência e reconhecimento

Quando qualquer profissional envolvido no sentido de servir ao outro seja em qual área de atuação for é muito prazeroso e satisfatório para as pessoas que por ele são servidas.

Tenho acompanhado e observado bastante ao longo de alguns anos a atuação de agentes políticos e a partir de minha inspeção fui levado a entender que a maioria dos políticos têm como foco principal a busca de poder e permanência nele. Pouco é colocado em prática em relação a arte de governar e governar para o bem comum.

JULIO COUTO
Professor Júlio Couto / arquivo pessoal - 

Também durante esta minha trajetória neste sentido tive a oportunidade de acompanhar dentre os políticos, uma minoria que realmente está preocupada com a causa coletiva, mesmo que esta causa esteja concentrada em apenas um recorte dentre os problemas sociais. 

Além disso é prática na política brasileira os legisladores voltarem suas atenções para uma área de atuação dentro dos fatores sociais, mas há aqueles que mesmo defendendo uma causa específica saem na frente com  organização e pensamentos voltados para a unidade e defesa de todas as causas sociais. 

Certamente, aos políticos que realmente se empenham em elaboração de projetos e sua execução em favor do  bem de todos é necessário e coerente por parte da sociedade o seu reconhecimento. Além do aplauso às ações destes políticos, o auxílio a eles para sua elevação e permanência contínua a frente de um cargo público. Principalmente no comando do executivo.  

Entendo que político com dedicação e atenção direcionadas ao povo merece de fato sempre estar no poder, pois quem tem mais a ganhar é o povo que se beneficiará de bons e necessários projetos em seu favor.

Nesse sentido, políticos com essa consciência deve de fato ser lisonjeado, pois o senso comum tem demostrado que o político é um ser nocivo com o bem público. Esta mentalidade deve ser mudada e o reconhecimento do político que realmente tem talento e se preocupa com o povo deve ser constante por parte de qualquer cidadão, principalmente aquele cidadão com conhecimento sobre o quanto a política é importante na vida das pessoas. Goste ou não, aceite ou não, seja a curto ou a longo prazo, a política sempre estará presente na vida de todos. Dessa forma, o sensato ao povo é a escolha para estar a frente do comando político, pessoas de bem e talentosas.  

É elegante o diálogo com aqueles políticos que não têm plano de poder e sim plano de zelar, cuidar e administrar para o bem comum.

*Júlio Couto é professor na rede pública estadual de ensino em Minas Gerais, com graduação em Letras pela PUC Minas. 

Comentários