PSG vence Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental
Rubro-Negro empata no tempo normal, mas desperdiça quatro cobranças e fica com o vice no Catar
O Flamengo esteve perto de repetir o feito histórico de 1981, mas acabou ficando com o vice-campeonato da Copa Intercontinental da Fifa. Na tarde desta quarta-feira (17), no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayan, no Catar, o Rubro-Negro empatou por 1 a 1 com o Paris Saint-Germain no tempo normal e foi derrotado nos pênaltis. O goleiro russo Safonov brilhou ao defender quatro cobranças e garantiu o primeiro título mundial da história do clube francês.
O PSG abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, com o georgiano Khvicha Kvaratskhelia. Após lançamento pela direita, o goleiro Rossi saiu mal do gol e a bola sobrou limpa para o atacante finalizar. O Flamengo sentiu o golpe, mas voltou melhor na etapa final.
A reação rubro-negra veio aos 14 minutos do segundo tempo. Arrascaeta foi derrubado por Marquinhos dentro da área e, após revisão do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Jorginho cobrou com categoria e deixou tudo igual. O jogo seguiu aberto, com chances para os dois lados. Nos acréscimos, o PSG teve a chance do título em bola parada, mas Marquinhos desperdiçou oportunidade clara, com o gol vazio.
Sem mudanças no placar durante a prorrogação, a decisão foi para as penalidades. De la Cruz converteu a primeira cobrança do Flamengo, mas a partir daí o time carioca parou em Safonov. Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo desperdiçaram suas batidas. Pelo lado francês, Nuno Mendes e Vitinha marcaram, garantindo o título inédito ao PSG.
Com o resultado, o Flamengo soma o segundo vice em decisões mundiais, após a derrota para o Liverpool em 2019. Já o PSG encerra a temporada com um troféu histórico, depois de ter conquistado também, neste ano, a Liga dos Campeões da Europa.
Comentários