Tite é oficialmente o novo técnico do Cruzeiro
Ex-comandante da Seleção Brasileira chega a BH com contrato até o fim de 2026 e grande expectativa para a temporada
O Cruzeiro confirmou nesta terça-feira (16) a contratação do técnico Tite, de 64 anos, como novo treinador da equipe principal, em substituição a Leonardo Jardim. O vínculo com o experiente comandante foi assinado no Rio de Janeiro e tem validade até dezembro de 2026, em um projeto de médio prazo para consolidar o clube no cenário nacional e internacional.
Tite chegou a Belo Horizonte na manhã desta terça e deve ser apresentado oficialmente ainda hoje, em evento na Toca da Raposa II. O treinador embarcou em um jatinho do presidente da SAF celeste, Pedro Lourenço, na expectativa de já iniciar a preparação para a próxima temporada.
A estreia do Cruzeiro sob comando de Tite está prevista para 10 de janeiro, no Campeonato Mineiro, diante do Pouso Alegre, no Mineirão. No Brasileirão 2026, a Raposa começará sua campanha contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim de janeiro.
Projeto e contexto da contratação
A opção por Tite foi tomada rapidamente pela diretoria após a saída de Leonardo Jardim, anunciada nesta segunda (15), um dia depois da eliminação nas semifinais da Copa do Brasil. Jardim, que comandou o time em 55 jogos com 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas, terminou o Brasileirão na terceira posição, garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2026.
Livre no mercado desde setembro de 2024, quando deixou o Flamengo, Tite vinha cuidando da saúde e chegou a recusar propostas, inclusive do Corinthians, por questões pessoais e de bem-estar. Em novembro, ele anunciou que estava pronto para retornar ao futebol.
Essa será a segunda passagem de Tite pelo futebol mineiro — em 2005 ele treinou o rival Atlético Mineiro. Em sua carreira, o técnico também dirigiu a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo (2018 e 2022) e teve grande sucesso no Corinthians, onde conquistou títulos como Libertadores e Mundial de Clubes em 2012, além de dois Brasileiros (2011 e 2015).
Nos bastidores, Tite já era tratado como o plano A para comandar o Cruzeiro em 2026, embora também tenha sido alvo de interesse de outras equipes, como o Internacional. A chegada ao clube celeste reforça a ambição do time mineiro de disputar títulos e manter presença forte na Libertadores.
Comentários