Esportes

Copa do Brasil vai garantir duas vagas na Libertadores a partir de 2026

CBF anunciou mudança durante Conselho Técnico da Série A

Foto: Lucas Figueiredo | CBF 

A Copa do Brasil passará a classificar dois clubes para a Copa Libertadores a partir da temporada 2026. A mudança foi comunicada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (11).

Com a nova regra, além do campeão, o vice-campeão da Copa do Brasil também terá direito a uma vaga na principal competição continental. A CBF ainda estuda se essa segunda vaga será direta para a fase de grupos da Libertadores ou se o clube terá que disputar a Pré-Libertadores, etapa classificatória do torneio.

A entidade também avalia como ficará o regulamento caso campeão e vice da Copa do Brasil já estejam classificados para a Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro. Nesse cenário, a CBF ainda não definiu se as vagas serão redistribuídas para outras competições ou repassadas a clubes com melhor colocação no Brasileirão.

Como funciona hoje

Atualmente, apenas o campeão da Copa do Brasil garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Já o Campeonato Brasileiro distribui quatro vagas diretas para a fase principal do torneio e duas vagas para a Pré-Libertadores.

A ampliação do número de vagas via Copa do Brasil aumenta o peso da competição no calendário nacional e deve tornar o torneio ainda mais atrativo esportiva e financeiramente para os clubes.

Comentários