BC lança ferramenta que bloqueia abertura de contas bancárias em nome do cidadão
Novo recurso gratuito do Banco Central permite impedir que instituições financeiras abram contas sem autorização do usuário, ampliando a proteção contra fraudes.
O Banco Central passou a oferecer, nesta segunda-feira (1º), uma ferramenta que permite ao cidadão bloquear a abertura de contas bancárias em seu nome. O recurso, chamado BC Protege+, funciona de forma gratuita e pode ser ativado diretamente no site do órgão, como medida adicional de segurança para prevenir fraudes com uso de documentos falsos.
Segundo o BC, a nova funcionalidade faz com que todas as instituições financeiras sejam automaticamente avisadas de que aquele CPF está bloqueado para abertura de conta-corrente ou poupança. A exceção é a conta salário, que só pode ser criada pelo empregador.
O mecanismo busca responder ao avanço de golpes que utilizam dados pessoais para criar contas indevidas e movimentar dinheiro de forma criminosa. De acordo com a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, o sistema também impede que golpistas incluam vítimas como cotitulares de contas de terceiros.
“É um serviço para os cidadãos e também contribui para a promoção da integridade do sistema financeiro”, afirmou.
Como ativar o BC Protege+
O processo é rápido e pode ser feito em poucos minutos:
-
Acesse o site do Banco Central;
-
Entre na área Meu BC;
-
Faça login com a conta gov.br;
-
Ative o BC Protege+.
A qualquer momento, o usuário pode cancelar o bloqueio, caso deseje abrir uma nova conta legitimamente.
A procura pelo serviço foi imediata. Entre 10h e 15h do dia de estreia, cerca de 7.800 pessoas já haviam ativado a proteção.
Comentários