Opinião

Por lá passam os problemas sociais

JULIO COUTO
Júlio Couto / Arquivo pessoal - 

Belo Horizonte - O descaso do governo do estado de Minas Gerais com o sistema educacional é de causar estranheza em qualquer cidadão ciente do quanto a educação é capaz de fazer a diferença na vida das pessoas. Não é novidade nenhuma que o sujeito bem preparado tem mais condições e habilidades no que diz respeito ao cuidado consigo, cuidado com o meio e também no auxílio e orientação de outros. 

A bandeira da educação não deve ser carregada e defendida por apenas uma parcela da sociedade. Primeiramente os governantes, seja ele de qualquer nível e repartição, deveriam incisivamente voltar todas as atenções para o quesito educação, pois é a partir de uma boa educação que as pessoas conseguem buscar melhor qualidade de vida. Através da boa educação que as pessoas conseguem escolher melhores governantes e com isso viver em um país melhor e mais justo para todos. 

A educação certamente não consegue resolver todos os problemas sociais, mas definitivamente todos os embaraços sociais passam por ela. A escola é o palco onde são descarregadas diversas adversidades e lá estes são todos aceitos, discutidos, em grande partes resolvidos e alguns deles são minimizados e encaminhados para a sua resolução.

Portanto, o ideal e bastante coerente seria o quesito educação está no centro de qualquer planejamento e execução por qualquer instância de governo. 

Do mesmo modo, todo e qualquer cidadão deveriam lutar para que a excelência deixe de existir apenas no campo teórico, como é demonstrado em peças publicitárias, e passe a configurar na prática educacional. E que essa excelência vire rotina.

*Júlio Couto é professor na rede pública de ensino em Minas Gerais, com graduação em Letras pela PUC Minas. 

Comentários


  • 23-03-2023 18:04:08 Patrícia Moreira

    A Educação é o caminho! Como sempre, excelente texto!