Brasil

Rio amanhece em estágio de normalidade após dia de caos

Cidade voltou ao estágio 1, sem registros de grandes ocorrências após a operação mais letal da história do estado

Foto: Fernando Frazão | ABR. 

Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro amanheceu nesta quarta-feira (29) em situação de normalidade, depois do dia de caos vivido na terça (28). A capital fluminense retornou ao estágio 1 de atenção, o menor em uma escala de cinco, segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR) da prefeitura, o que indica ausência de ocorrências de grande impacto.

A normalização ocorre após a operação mais letal da história do estado, que deixou pelo menos 64 mortos — sendo 60 suspeitos e quatro policiais — durante ações das forças de segurança contra o Comando Vermelho. Em resposta, criminosos bloquearam 35 vias em diferentes pontos da cidade, usando veículos atravessados, latões, entulho e fogo para impedir a passagem.

Durante a madrugada, todas as vias que permaneciam interditadas foram liberadas, segundo o COR. A última foi a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga as zonas Norte e Oeste, reaberta às 2h45 desta quarta-feira.

Os transportes públicos também voltaram a operar normalmente. O COR informou que ônibus, VLT, BRT, metrô, trens e barcas funcionam sem alterações nesta manhã. Na véspera, por causa das interdições, mais de 200 linhas tiveram itinerários interrompidos e 71 coletivos foram usados como barricadas.

Durante a tarde de terça, a alta demanda no metrô e nos trens — impulsionada pela saída antecipada de trabalhadores — provocou superlotação nas estações. Para atender o fluxo, as concessionárias reforçaram a operação com carros extras.

Comentários