Opinião

Senso comum

Há um senso comum em torno do político em relação ao seu caráter e condução correta da política, principalmente por parte dos menos informados ou menos interessados na busca do conhecimento. O entendimento mínimo sobre a instituição política deve ser uma atividade de primeira ordem para uma pessoa para que no mínimo consiga tecer crítica fundadas, fazer elogios coerentes, escolher ou ser candidatos no momento de eleição, reconhecer os feitos políticos, dentre outros conhecimentos básicos. A clareza sobre a necessidade, a função da instituição política e dos afazeres dos agentes políticos deve ser entendida para que não apareçam discursos errôneos sobre o político quando este muitas vezes é comparado de maneira distorcida com outra “categorias”. 

JULIO COUTO
Professor Júlio Couto / Arquivo pessoal - 

Do mesmo modo, o político deve conhecer a sua real função e colocá-la em prática para que não o seja comparado a uma categoria nociva ao bem público e nem ser desmoralizado pela população.

Nota-se que o equívoco tem fundamento e está alicerçado na prática destorcida que muito destes agentes demostram em suas ocupações de cargos que em tese são voltados para a promoção do bem comum. É notado que os próprios agentes políticos destorcem dos trilhos o que de fato é a prática política.

O feito político é de real importância para a sociedade. Seja ele em qualquer nível de governo. A decisão tomada no presente certamente definirá e muito como será o futuro da sociedade. 

Por isso é interessante e bastante coerente que pessoas talentosas e bem-intencionadas estejam na ocupação de cargos políticos, tanto no poder legislativo quanto no executivo. 

Sem dúvidas colhemos frutos de decisões tomadas por nossos antepassados. Desta maneira é necessário muito juízo e sensatez na condução da política, pois de uma maneira ou outra o futuro do nosso país estará em jogo. 

Decisões mal tomadas hoje podem colocar em risco toda a população. Assim também uma boa decisão pode interferir positivamente na vida futura das pessoas.

O povo do nosso país, desde a colonização pelos europeus, se destaca na luta por sobrevivência. A luta se iniciou com povo nativo que teve seus direitos e liberdade cessados pelos colonizadores e esta luta traz interferência em nossas vidas até a atualidade. 

Para ilustrar e demonstrar um pouco das lutas do povo brasileiro, podemos pensar, por exemplo, no direito de votar das mulheres, o direito de escola para todos, a política do salário-mínimo, dentre outras conquistas obtidas pelos nossos antepassados. 

Por fim, mesmo com todas as distorções em torno do fazer político é justo e necessário o entendimento da real importância da política na vida das pessoas.

Partindo de uma linha de pensamento e também a para a linha do tempo em torno do real significado da palavra política é possível perceber que tanto o pensamento dos cidadãos que criam adjetivos pejorativos direcionados aos políticos é falso quanto a maneira que muito de nossos políticos conduzem a instituição mais democrática de todas. 


*Júlio Couto é professor na rede pública de ensino em Minas Gerais, com graduação em Letras pela PUC Minas. 

Comentários