Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no Supremo Tribunal Federal
Advogado-geral da União foi escolhido para assumir a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso; nome ainda passará por sabatina no Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta quinta-feira (20), a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha foi anunciada pelo Palácio do Planalto no início da tarde.
Messias, que tem 45 anos, foi indicado para a cadeira que era do ministro Luís Roberto Barroso, que deixou o tribunal no mês passado após antecipar sua aposentadoria. Caso seja aprovado pelo Senado, ele poderá permanecer na Corte por cerca de trinta anos, até completar setenta e cinco anos, idade limite para a aposentadoria compulsória.
A indicação será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A data da sabatina ainda não foi definida. Depois disso, o nome seguirá para votação no plenário da Casa.
Messias comanda a Advocacia-Geral da União desde primeiro de janeiro de 2023, quando Lula iniciou seu terceiro mandato. Ele é procurador da Fazenda Nacional desde 2007, formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).
Nascido no Recife, Messias também atuou no Palácio do Planalto durante o governo Dilma Rousseff, quando ocupou o cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência, setor responsável por assessorar diretamente o chefe do Executivo.
Comentários