Opinião

O AÇO E O FUTURO DO BRASIL

Imagem ilustrativa

A produção do aço no Brasil passa por um momento muito delicado, tanto em relação ao uso no mercado interno como também em relação a concorrentes internacionais, alguns dos quais usam o nosso minério. E mais, exportam em quantidade considerável para o nosso país. Esta situação já dura alguns anos, provocando a redução sensível nas nossas siderúrgicas, com reflexos na economia, no mercado de trabalho, nos impostos. É uma situação que precisa ser avaliada por segmentos governamentais, empresariais, sindicais, discutindo propostas alternativas. E uma delas, por exemplo, pode ser a implementação de um amplo sistema ferroviário. 

A nossa dimensão territorial é muito ampla e não temos atualmente nenhuma ferrovia que seja usada para transporte de produtos os mais diversos e também de passageiros, sejam turistas ou não. Ha dezenas de anos, por exemplo, circulava em Minas a Estrada de Ferro Central do Brasil, com ligações com outros Estados. E em vários Estados eram outras ferrovias, e todas foram desativadas, ficando alguns trechos para transporte de mercadorias apenas. Um sistema ferroviário proporciona o uso do aço, tanto em termos da ferrovia como na construção dos equipamentos, das locomotivas e vagões com projetos elaborados por empresas e sistema universitário.  Os investimentos serão recuperados em breve tempo. E no momento, com a possibilidade de uma grave crise na economia, este segmento proporcionaria empregos, com reflexos na área social. E em muitas regiões os turistas seriam atraídos, uma situação que existe em vários países.
 
Como se pode constatar, não se pode ficar à espera de soluções sem que tomemos alguma iniciativa. E pode ser avaliada também a implementação de construção de moradias. A Usiminas há alguns anos teve a iniciativa que começou em Ipatinga e foi adotada em outros Estados. Foram mais de 5 mil moradias, com o uso de aço nas estruturas. O empreendimento atendeu a uma questão social, da maior importância, e proporcionou empregos, impostos, com reflexos positivos também para o empresariado e os Governos Municipais e Estaduais.

Mas há outra área onde o aço pode ser usado que é a implantação de estaleiros navais. Podem ser fabricados navios, barcos e outros equipamentos tanto para o sistema marítimo do nosso litoral e internacional. E o Brasil tem também rios de várias dimensões, muito pouco usados. 

Como se pode constatar, são muitos os espaços que se ocupados, proporcionarão reflexos muito positivos. E de certa forma não é aceitável ficar à espera de encaminhamentos desse ou daquele segmento. Todos podem tomar a iniciativa de fazer a proposta de conferências com debates de propostas objetivas. O momento exige esse procedimento.

 

*Uriel Villas Boas
Diretor de Previdência da Fitmetal/CTB
Coordenação do Fórum da Cidadania-Santos-S.Paulo

Comentários