Cidades

Empreendedores mineiros ajudarão a definir políticas de inovação tecnológica

Os empresários que mantenham na microrregião de Viçosa negócios de base tecnológica – conhecidos como “startups” – terão a oportunidade de ajudar a definir políticas públicas estaduais para o setor. Na próxima quinta-feira (27), o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev) será sede do fórum técnico “Startups em Minas – A construção de uma nova política pública”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo do evento é receber propostas da sociedade que subsidiem a elaboração de um marco regulatório para essas empresas no estado.

Startups são companhias em estágio inicial que tenham produtos, processos ou modelo de negócios inovadores e que podem apresentar crescimento grande e rápido. Minas Gerais já demonstrou que tem criatividade e capacidade para criar startups que se revelaram grandes sucessos. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por exemplo, tem dado origem a várias dessas empresas, principalmente no campo das ciências biológicas e agrárias.

No entanto, a percepção geral é a de que abrir e manter um startup no estado é muito difícil e burocrático. Muitas empresas, em busca de melhores condições, saem de Minas Gerais para outros estados, principalmente São Paulo, e até para outros países.

Para reverter a situação, tramita na ALMG um Projeto de Lei (nº 3.578/16) que dispõe sobre a política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento local das startups, como concessão de isenção fiscal, redução da burocracia e abertura de linhas de crédito especiais. De autoria do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), a medida conta com o apoio do deputado Roberto Andrade (PSB), que se empenhou para trazer o evento para Viçosa.

Segundo Roberto Andrade, a vinda do evento para a cidade será importante para fomentar o desenvolvimento das empresas de base tecnológica na microrregião e, por isso, a participação dos empreendedores e cidadãos é fundamental. “Todo cidadão da nossa região pode, e deve, contribuir com ideias para o desenvolvimento do nosso estado. É com sugestões colhidas junto à sociedade que os gestores públicos preparam políticas de fomento ao progresso socioeconômico estadual”, declarou.

O evento está aberto à participação do público. Os interessados devem acessar o site https://www.almg.gov.br/participe/convites/forum-tecnico/startups-em-minas-003.html e fazer a inscrição.

Comentários