Vaticano instala chaminé da Capela Sistina para eleição do novo Papa
Conclave começa em 7 de maio; fumaça branca anunciará o sucessor do papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril

Belo Horizonte - O Vaticano instalou, nesta sexta-feira (2), a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, de onde será emitida a fumaça que anunciará ao mundo se um novo papa foi escolhido. O artefato, posicionado sobre as telhas do icônico edifício do século 15, será utilizado durante o conclave que começa em 7 de maio e definirá o 267º pontífice da Igreja Católica.
Durante o processo de votação, os 133 cardeais eleitores se reunirão a portas fechadas para eleger o novo líder da Igreja, que atualmente conta com cerca de 1,4 bilhão de fiéis. A comunicação com o público externo será feita por meio de sinais de fumaça: preta, indicando que ainda não houve consenso; branca, simbolizando que um novo papa foi eleito.
A chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, famosa pelos afrescos de Michelangelo, é visível da Praça de São Pedro, onde são esperadas multidões de fiéis e turistas acompanhando os desdobramentos da eleição. O sistema de fumaça é parte de um ritual centenário e será ativado após cada rodada de votação, com substâncias químicas específicas usadas para garantir a cor da fumaça (mistura de perclorato de potássio, antraceno e enxofre para a fumaça branca, por exemplo).
O conclave segue regras rigorosas estabelecidas na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II em 1996, e adaptada posteriormente. Segundo o Vaticano, o sigilo absoluto durante as sessões é uma exigência para garantir a liberdade dos eleitores e a espiritualidade do processo.
O papa Francisco, primeiro pontífice das Américas, faleceu em 21 de abril de 2025, após 12 anos de pontificado marcado por uma postura pastoral progressista, reformas administrativas e forte atuação em temas sociais e ambientais.
Nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, a decisão foi alcançada rapidamente — ambos encerrados ainda no segundo dia de votações — alimentando a expectativa de um processo igualmente breve este ano.
Comentários