Internacional

Os mistérios abertos do 'caso Neruda'

Depois de quase 13 anos de investigação para determinar se o poeta morreu de câncer ou foi envenenado pela ditadura, o caso está no Tribunal de Apelações de Santiago, que decidirá se confirma o encerramento do sumário ou sua reabertura.

O poeta Pablo Neruda na gravação de seu poema 'Alturas de Macchu Picchu', em 1966. PHOTOQUEST (IMAGENS GETTY)

Em janeiro de 2024 completa-se um ano desde que a investigação sobre as circunstâncias da morte do poeta chileno Pablo Neruda entrou na sua fase decisiva, quando se reuniu o terceiro painel científico que interveio no caso em 12 anos. Trata-se de um caso aberto em 2011 com uma denúncia do Partido Comunista (PC), do qual o escritor era filiado, que visava apurar se o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1971 morreu de câncer de próstata metastático ou se foi envenenado com um injeção letal, como afirmou seu motorista Manuel Araya .

Neruda, cujo nome era Neftalí Reyes Basoalto, morreu na Clínica Santa María, em Santiago, em 23 de setembro de 1973, 12 dias após o golpe de Estado em que o presidente socialista Salvador Allende foi deposto. Em 2011, Araya deu uma entrevista à revista mexicana Proceso na qual disse que o poeta foi assassinado, depoimento do qual o PC se queixou. O arquivo, que totaliza milhares de páginas, abriu seu volume Xll em 2023.

A juíza Paola Plaza presta depoimento à imprensa após receber o laudo pericial, em fevereiro de 2023. ESTEBAN FÉLIX (AP)

Dois juízes investigaram o caso: Mario Carroza, hoje ministro do Supremo Tribunal, que realizou centenas de processos entre 2011 e 2018, incluindo a exumação do corpo de Neruda , e Paola Plaza, ministra do Tribunal de Apelações de Santiago. O juiz, após a intervenção da terceira turma, encerrou a súmula no final de setembro, considerando o inquérito esgotado, sem arguidos.

Hoje, o processo de Neruda está no Tribunal de Apelações, onde o PC e o sobrinho do poeta Rodolfo Reyes recorreram, para solicitar a reabertura do caso e a conclusão de outros procedimentos. Reyes é advogado e representa outros cinco sobrinhos. Ele é o único demandante que indicou que o terceiro painel concluiu que o poeta foi assassinado com arma biológica, mas o tribunal não confirmou isso.

Há outros dois demandantes no caso: uma associação que teve um papel discreto no processo e o Ministério do Interior. Nenhuma dessas partes apelou para reabrir a investigação. A estimativa é que em janeiro o caso seja analisado pela Justiça. Somente depois dessa decisão a juíza Plaza tomará uma decisão, na qual deverá estabelecer uma teoria sobre o caso: se a morte de Neruda foi por causas naturais ou se ele foi envenenado pela ditadura.

Estas são as principais questões do caso Neruda que atravessam o processo:

O papel de Manuel Araya
Manuel Araya, falecido em junho de 2023, é o único depoimento no caso que afirma que Neruda foi assassinado. Foi ele quem acompanhou o poeta e sua esposa Matilde Urrutia desde sua casa em Isla Negra, zona costeira a 100 quilômetros de Santiago do Chile, até a Clínica Santa María.

Araya também disse que era amigo de Neruda. No entanto, essa relação não foi comprovada. “O que está claro é que o senhor Araya era o motorista do veículo e trabalhava para Neruda, disso não há dúvida. Mas acrescentou que era o guarda-costas e que ao mesmo tempo era como um amigo; “São coisas que não estão comprovadas”, disse Carroza ao EL PAIS há alguns meses.

Relatórios científicos discordantes
Em 2013, Carroza convocou o primeiro painel científico do caso, com peritos forenses do Serviço Médico Legal (SML), e confirmou que a morte foi por câncer com metástase. Em 2017, o juiz convocou um segundo coletivo, desta vez internacional. E foi neste relatório que houve uma reviravolta por dois elementos. Uma substância tóxica, Clostridium botulinum, foi encontrada em um dos dentes do poeta, mas não foi estabelecido como chegou ao corpo de Neruda. A segunda foi o questionamento da certidão de óbito, que aponta “caquexia cancerosa” como causa da morte. Isto implicava que Neruda, um homem grande, devia estar extremamente desnutrido. Mas um exame do cinto mostrou que a marca onde o prendeu correspondia a uma pessoa que pesava cerca de 90 quilos.

Manuel Luna, advogado da equipe PC, disse ao EL PAÍS que o terceiro painel “determinou que a cepa à qual pertencia a bactéria era Alaska E43, a mais mortal deste tipo. E foi determinado que era devido a uma causa endógena, ou seja, que estava no corpo de Neruda antes de ele morrer”. “No entanto, este contexto único não nos permite, do ponto de vista técnico-científico, afirmar que ele foi assassinado, pois só podemos avançar com uma meta-perícia que reveja as conclusões de todos os painéis e esclareça se podemos vincular eles uns com os outros”, diz ele.

O juiz negou a meta-perícia e o Tribunal decidirá se é cabível ou não.

Manuel Araya Osorio, motorista de Neruda, em abril de 2013. LUIS HIDALGO (AP)

O radiologista do Hospital Van Buren
Outra afirmação que está em cima da mesa é a do radiologista do Hospital Van Buren de Valparaíso Julio Álvarez, onde Neruda foi tratado quando morava em Isla Negra. Ele ressaltou que a metástase se expandia em diferentes partes do corpo do poeta.

Para os demandantes, o câncer de Neruda não o fez morrer assim que deu entrada na clínica de Santiago. Por isso, Carroza questionou os vizinhos de Isla Negra do poeta e um homem que fazia reparos em sua casa. “Havia versões contraditórias. Alguns apontaram que ele estava muito mal, em estado de câncer avançado. Outros, como o Sr. Araya, disseram que não, que ele se comportou bem, que era normal, que o câncer estava sob controle. Essas foram as duas versões. Nenhum deles é definitivo em relação ao outro”, disse o juiz.

A caligrafia na certidão de óbito
Após a caquexia oncológica ter sido considerada descartada no segundo painel, levantou-se a tese de que havia falsidade na declaração de óbito. “Já está comprovado que existe uma falsidade ideológica e é um crime que queremos que seja apurado”, afirma Luna.

Os reclamantes também levantaram a suspeita de que o certificado contenha letras manuscritas diferentes, razão pela qual insistiram na perícia caligráfica, embora já tenham sido realizados. Não é tudo. Quem assinou o atestado foi o médico assistente de Neruda, Roberto Vargas Salazar. Na firma, em vez de Salazar, diz Zalazar, que foi questionado. Mas perícia da Polícia Investigativa (PDI) mostrou que ele assinava dessa forma.

Salvador Allende e Pablo Neruda.

Draper e o misterioso Dr. Price
Sergio Draper, médico da Clínica Santa María falecido em 2022, foi quem tratou de Neruda. Prestou depoimento em diversas ocasiões e foi quem abriu um dos grandes enigmas do caso: disse que entregou a consulta a outro médico, que não tinha visto antes, e que identificou como um certo “ Dr. ” Ou Prêmio. Ela o descreveu como loiro, alto e de pele branca. Com estes dados, em 2013 a polícia preparou um retrato falado.

Foi assim que começou a busca por Preço ou Prêmio. Mas nem na clínica, nem na Faculdade de Medicina do Chile, nem nas escolas médicas do país foi encontrado alguém com esse nome ou sobrenome.

O PC tem insistido no Tribunal, após a rejeição do juiz, que o caso de Neruda tem semelhanças com o crime, em Novembro de 1973, do simpatizante comunista Eduardo Morales em San Fernando, cidade situada a cerca de 140 quilómetros de Santiago, depois de ter sido administrado um composto de dipiridamol. injetado para causar um ataque cardíaco. O médico do Regimento nº 19 Colchagua, Eduardo Arriagada Rehren, é condenado por este homicídio (falta a confirmação do Supremo Tribunal).

Arriagada testemunhou há anos no caso Neruda. Para PC tem uma semelhança, diz Luna, com o retrato descrito por Draper of Price. “Arriagada Rehren foi inicialmente mencionado pela comunidade médica como tendo frequentado a clínica naquela época. Claro que ele declarou que nunca esteve lá. Mas depois, em outro caso (o de Morales), sua forma de agir foi qualificada”.

Fonte: EL PAÍS

Comentários