Cultura e Entretenimento

3ª Virada Cultural reúne mais de 600 atrações gratuitas em BH neste fim de semana

Belo Horizonte vai respirar cultura neste fim de semana. A partir das 19h deste sábado, dia 12, a 3ª edição da Virada Cultural vai levar atrações culturais diversas a 18 palcos espalhados pela cidade. A programação, que segue no domingo, é aberta ao público e abrange música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenções urbanas, cultura popular, gastronomia e artes integradas, entre outras atrações gratuitas para todos os públicos - ao todo, são mais de 600. Entre elas, homenagem a Fernando Brant, Orquestra Sinfônica Arte Viva e Ivan Lins, Sepultura, Molejo, Felipe Cordeiro, Cia. Base, Mundialito de Rolimã, Festival Internacional de Corais, GastroPark e muito mais. A programação completa está disponível no site www.viradaculturalbh.com.br.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, a Virada Cultural sintetiza a produção e as políticas culturais da capital. Para ele, as 24 horas de cultura revelam a diversidade da produção artística da capital, reconhecida como uma cidade de cultura. Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da FMC, e pela Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), a Virada Cultural fomenta a diversidade e a democratização ao acesso a bens culturais. Além das 130 atrações locais escolhidas via seleção pública, outras centenas participam nos palcos oficiais, palcos parceiros, equipamentos da FMC, projetos e equipamentos culturais associados.

Atrações
A Virada Cultural traz várias atrações de peso, como a banda Sepultura, que se apresenta no mesmo palco das bandas mineiras Tianastácia, Metallica Cover Brazil e Eminence. O grupo Molejo encerra a programação de domingo do palco da Praça da Estação. No palco Guaicurus, o cantor Felipe Cordeiro vai colocar todo mundo para dançar ao som da guitarrada, assim como os blocos carnavalescos Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro e Juventude Bronzeada. A região também recebe a segunda competição de passinhos de funk Duela BH e o desfile da Daspu!

A Praça Sete, no coração da cidade, será palco do samba, choro, forró, MPB e soul, com o grupo Monoclube (SP), Trio Lampião, Janaína Moreno, Quarteirão do Soul e muito mais. Já no Parque Municipal, a Orquestra Sinfônica Arte Viva, sob a regência do maestro Amilson Godoy, convida o cantor Ivan Lins. Nesta edição, o Sesc terá dois palcos parceiros, o já tradicional na Rua Rio de Janeiro, próximo ao Sesc Palladium, onde uma das atrações é o Baile do Simonal, com Simoninha e Max de Castro. O outro palco do Sesc, às margens da Lagoa da Pampulha, na Praça Geralda Damata Pimentel, mais conhecida como Praça da Pampulha, traz uma edição especial do Minas ao Luar, com uma das duplas mais queridas do Brasil, Chitãozinho & Xororó. O Minas ao Luar também tem como atração Mauro Silva e Conjunto Musical. O Centro Cultural Banco do Brasil, parceiro da Virada, traz para BH a palestra “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”, ministrada pelo navegador Amyr Klink. 

Para todas as idades
A programação para a criançada está recheada de arte, cultura, lazer e entretenimento. Diversos espetáculos teatrais infantis, oficina de circo e narrações de história serão realizadas em todos os pontos da Virada, na manhã e na tarde de domingo. A Praça da Estação também recebe o Brincando na Vila, uma ação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Atividades e intervenções esportivas também farão parte da programação, com o Campeonato de Basquete de Rua do Baixo Centro, o Mundialito de Rolimã e as intervenções dos coletivos BH Bike Polo, Bloco da Bicicletinha e Escola Bike Anjo (EBA). O palco Artes Cênicas, localizado em frente ao Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, reúne grande parte da programação de teatro e dança desta edição, com atrações como Armatrux, Corpo Cidadão, Sarandeiros e Crepúsculo Cia de Dança.

Food truck
As cozinhas itinerantes estacionam na Virada Cultural durante o GastroPark. O evento será realizado durante todo o domingo, dia 13, na Rua Josafa Belo, próximo ao Museu Histórico Abílio Barreto, na Cidade Jardim. Outro local que vai receber opções de food truck é o Viaduto Santa Tereza.

Mobilidade
Neste ano, uma parceria da FMC com a BHTrans, por meio do programa PedalaBH, garante ciclovias operacionais para a população durante a Virada. Uma ciclovia será criada com equipamentos móveis de sinalização, como cones, balizadores e faixas. Ela terá aproximadamente 3 km e será interligada à rede cicloviária da área central. Com isso, espera-se permitir o fácil acesso e a circulação segura de ciclistas aos palcos e equipamentos culturais do evento.

Comentários