Coluna

MADEEEEEEEEEEIIIIRA!!!

Rio - Na semana passada, organizações mundiais pediram aos brasileiros que deixassem de desmatar a Amazônia. Disseram que se continuarmos a desmatar como estamos desmatando, isso seria trágico para o meio-ambiente.

Um recente levantamento mostrou que o desmatamento na Amazônia em 2020 foi o maior dos últimos dez anos.

É veloz o ritmo das derrubadas. Pesquisadores identificaram que o desmatamento cresceu 30% em 2020, em comparação com o ano anterior.

Mais de 8 mil quilômetros de floresta foram destruídos entre janeiro e dezembro do ano passado. É uma área que tem cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Para piorar, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo ‘Passa a Boiada’ Salles, voltou a ser pivô de uma crise no governo federal.

O ministro foi acusado pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, de integrar uma organização criminosa com empresas madeireiras.

LOBO MAL - ARTE: NANI
Arte - Nani

O episódio aumentou ainda mais as pressões contra a permanência de Salles no ministério.

Para dramatizar sua liderança nessa luta, o presidente chamou Salles ao seu gabinete e disse, delicadamente, no ouvido do ministro:

- Salles, tu quer f…* a minha vida?? - berrou o presidente. Parece até que você é da minha família. Minha família é que vive me ferrando. 

Minha mulher pegou cheques do Queiroz; o Zero 1 pegou dinheiro da rachadinha, lavou dinheiro com chocolate, e comprou uma mansão de 6 milhões; o Zero 2 também pegou dinheiro da rachadinha; o Zero 3 comprou imóveis e pagou em dinheiro vivo e o Zero 4, o mais novo, ganhou de presente um carro elétrico de uns empresários aí.

Assim vocês acabam comigo! Você já foi acusado de desmontar órgãos de fiscalização, desestruturar orçamentos, infringir princípios da administração pública, esvaziar as políticas ambientais do país, enriquecimento ilícito e, agora, mais essa de favorecer madeireiros que estão desmatando a Amazônia? Me explica isso daí.

- Presidente, isso é coisa da esquerda. Não teve nada disso que a Globo está noticiando. Foram só uns amigos meus que pediram para pegar umas madeiras para fazer um churrasco. Queimar uma ‘carninha’, o senhor sabe…

- Mas, Salles foram derrubadas mais de 65 mil árvores. O valor das madeiras estão estimadas em 130 milhões de reais, taokey?

- O senhor sabe como são os amigos: pedem para derrubar uma árvore e acabam abusando.

- Você tem certeza que foi só isso daí mesmo? - questionou o presidente.

- Juro, presidente! É tudo inveja daquele ‘delegadozinho’ da Polícia Federal.

- Acredito em você. Vou demitir o delegado.

Ediel Ribeiro (RJ)

662 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários