Coluna

DIFICULDADES DE VIVER

Foto: Mitchell Griest | Unsplash. 

Juiz de Fora (MG) – Viver não é fácil. Sempre ouvimos esse pensamento sobre a vida. Que ela tem muitas dificuldades, sejam obstáculos a nossa frente ou não, que consideramos difíceis, injustos ou outras coisas. Quando sonhamos sobre algum projeto e não conseguimos atingi-lo, todas as dificuldades são aquelas colocadas nos outros, ou atribuímos à falta de sorte e por aí vai.

No entanto, a vida não é fácil, até porque de que tipo de vida estamos falando? A vida para comprar coisas é difícil, porque nem sempre temos um bom emprego, ou tivemos uma oportunidade de estabelecer pontes até o futuro. A vida para conseguir um grande amor é difícil, porque, muitas vezes, escolhemos a pessoa errada, ou a pessoa que não sente o mesmo por nós, e é impossível que o “nosso” grande amor se estabeleça.

A vida que sonhamos e projetamos está em nossa imaginação, seja esse amor incomparável que sentimos, um desejo enorme de estar lá, naquele lugar no futuro, ou celebrando uma vitória. Falta combinar com os obstáculos e com os desejos e aspirações de outros, que têm, quem sabe, os mesmos sonhos. Alguém vai chegar lá, e a vida vai se tornar fácil e difícil para os outros que não conseguiram.

Quantos sonharam com objetivos os mais estranhos possíveis? Estranhos porque não são, exatamente, aquilo que gostaríamos de fazer, apenas os escolhemos por sua remuneração, por sua posição de destaque, por estar com o poder. E poder é a síntese de tudo que queremos: o poder de fazer o que gostamos. A dificuldade da vida, o motivo para que ela não seja fácil é esse de não termos o poder de ser o que queremos.

Mas, podemos ser aquilo que podemos. E não há nada de mal nisso. Quantos homens e mulheres, depois de uma luta insana, conseguem a graduação em alguma carreira que seria promissora? E, no entanto, alguns abrem mão disso e resolvem ser, completamente diferentes, realizando funções que têm mais a ver com suas necessidades do que aspirações. A vida começa a ficar difícil ou fácil quando nos desencontramos ou nos encontramos com a realidade.

O sonho é fácil quando se constrói dentro de nós e se torna difícil quando tenta ganhar asas. Ou quando tentamos dar asas para um corpo que as rejeita, que não se sente à vontade para viver uma vida fácil, mais leve, mais fluida, sem os atropelos das dificuldades. Se não somos preparados ou fadados a ser alguma coisa, tentar tornará nossas vidas uma imensa dificuldade de operação.

Algumas coisas são difíceis de empreender porque nasceram erradas ou não foram feitas para nós. No entanto, se empreender é difícil, talvez uma pequena dose de ousadia seja necessária. E a vida, sem ousadia, não nos leva até o prato pronto para comer. Ousar é difícil, e recusar o desafio uma atitude mais fácil para viver.

Logo, o fácil e o difícil são as medidas das coisas. Vida fácil ninguém tem. Mesmo para os que têm o poder, seu exercício depende de gente que não quer a vida difícil de proteger o sonho dos outros. 

Na verdade, o mundo que construímos nos impõe dificuldades. Nossos desacertos tornam a vida difícil e não há fórmula para resolver a equação. Alguns tentam e fracassam, outros a ignoram e vivem um dia de cada vez.

Nilson Lattari

387 Posts

Crônicas e Contos

NILSON LATTARI é carioca e atualmente morando em Juiz de Fora (MG). Escritor e blogueiro no site www.nilsonlattari.com.br, vencedor duas vezes do Prêmio UFF de Literatura (2011 e 2014) e Prêmio Darcy Ribeiro (Ribeirão Preto 2014). Finalista em livro de contos no Prêmio SESC de Literatura 2013 e em romance no Prêmio Rio de Literatura 2016. Menções honrosas em crônicas, contos e poesias. Foi operador financeiro, mas lidar com números não é o mesmo que lidar com palavras. "Ambos levam ao infinito, porém, em veículos diferentes. As palavras, no entanto, são as únicas que podem se valer da imaginação para um universo inexato e sem explicação".

Comentários