Coluna

A VIDA PÓS-BOLSONARO

Rio - Sem vacina, sem plano, sem política externa, e sem esperança, o Brasil atingiu o triste recorde de 4.211 mortes por Covid-19 registradas em 24 horas.

Com 2022 já apontado na curva, o país precisa começar a pensar na vida sem Bolsonaro, ou seja, na vida “pós-Bolsonaro”.

Ou no que sobrar dela.

O governo já não governa, o presidente já não preside, mas a economia não está apenas sem governo e sem presidente da República.

A economia está sem ministro da Economia; a saúde está sem ministro da Saúde; os direitos humanos estão sem ministro dos Direitos Humanos; as relações exteriores está sem ministro da Relação Exterior; o meio ambiente está sem ministro do Meio-Ambiente…

Eles existem, seguem lá batendo ponto, dando entrevista, recebendo salário, mas, na prática, ninguém mais está dando bola, atenção ou crédito para o que eles falam, escrevem ou prometem.

Afinal, o que eles dizem não vale nada. Eles falam uma coisa e o presidente diz outra. Eles afirmam e o presidente desmente.

Nessa semana, com Lula nos calcanhares; acuado pela maioria dos brasileiros que reprovam seu desempenho na pandemia; pelos governadores e prefeitos que cobram coordenação nacional da crise sanitária; pelo Supremo que freia suas idiossincrasias; pelo insaciável apetite do Centrão e amargando mais de 4 mil mortes por dia, o presidente da República decidiu criar um comitê de enfrentamento à covid-19.

Pressionado, Bolsonaro agora pensa em fazer, por pressão, o que deixou de fazer por opção.

O CUECA (Comitê Unificado de Enfrentamento a Covid com Ação) como seria chamado, unificaria as ações no combate à pandemia.

Bolsonaro compareceu à reunião usando máscara e discursando em favor da vacina e do isolamento social. Quase não foi reconhecido. “Parece outra pessoa”, comentaram os presidentes da Câmara e do Senado.

O presidente falou sobre o combate à pandemia, o enfrentamento à crise sanitária, enalteceu as vacinas, solidarizou-se com as famílias dos mortos por covid-19; não atacou os prefeitos e governadores, não receitou cloroquina e expressou-se sem o costumeiro negacionismo.

ILUSTRAÇÃO DO CHARGISTA NANI
Arte / Nani. 

Bolsonaro tranquilizou os brasileiros. Disse que 2021 seria “o ano da vacinação”. Renegando o próprio negacionismo disse que desde o início da pandemia entrou no consórcio Covax-Facility, da OMS para adquirir as vacinas disponíveis: “Vamos comprar todas as vacinas aprovadas pela Anvisa. As do Butantan; as da Fiocruz; a CoronaVac, do Dória; a da Pfizer; a da Janssen e até a BozoVac, do ministro da Ciência, o astronauta Marcos Pontes - disse.

Ou seja: Bolsonaro estava completamente fora de si.

Ao saber da reunião, achei que já estava na hora de, nós jornalistas, pararmos de procurar só o lado ruim do presidente, esquecermos seus erros do passado e focarmos no “Novo Bolsonaro”.

No entanto, no dia seguinte, Bolsonaro mostrou que o presidente da reunião não era real.

Bolsonaro voltou a ser Bolsonaro.

- Presidente, o pessoal que veio negociar as vacinas já chegaram. - disse o secretário.

- Que pessoal? Que vacina? Eu não quero comprar vacina. Zero! Eu já disse que não acredito em vacina, não vou tomar vacina e não vou obrigar meu povo a tomar vacina.

- Mas, presidente - ponderou o secretário -, ontem na reunião o senhor disse que…

- Pois eu desdigo. Quem manda sou eu! Não vou gastar dinheiro com vacina comunista. Nada. Zero. Taokey?

- O senhor ontem na reunião defendeu a vacinação e o distanciamento social. 

- Isso daí foi só para acalmar o Centrão.

- Mas, presidente, o que vão pensar os prefeitos e governadores dessa sua reviravolta? As cidades estão sem leitos, as mortes estão aumentando. O senhor não vai fazer nada?

- Manda mais um carregamento do “kit-covid” para todos eles.

Ediel Ribeiro (RJ)

659 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários