Saúde

Pacientes do HNSD que estão internados na UTI poderão conversar com parentes através de chamadas de vídeo

Equipe do hospital Nossa Senhora das Dores em Itabira
Equipe HNSD. Divulgação

Pacientes que estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), vão começar a receber o carinho e o apoio de seus familiares mesmo à distância. Um novo projeto irá disponibilizar aos pacientes ligações de vídeo ou mensagens de áudio ou de texto durante o tratamento médico. 

A ideia é garantir a humanização e o cuidado com os pacientes diante da impossibilidade de receberem visitas na UTI. A iniciativa foi sugerida por um grupo de colaboradores, que prontamente se mobilizaram para a aquisição de um equipamento. 

Ao tomarem conhecimento da proposta, alguns médicos se uniram e doaram um tablet ao HNSD para que os pacientes internados pudessem contar com mais esse apoio durante o tratamento. 

A psicóloga Patrícia Emanuele Labiapari Lage destacou a importância do projeto que atenderá, em uma segunda fase, os pacientes de longa duração, mas que estão fora da UTI.  “A ideia surgiu perante a solicitação de uma família de uma paciente idosa que estava hospitalizada e seus familiares eram do grupo de risco. Eles encaminhavam as mensagens para serem mostradas pelo médico ao paciente. Diante disso tivemos a ideia de adquirir um tablet, que acabou sendo doado por um grupo de médicos”, contou. 

A aproximação entre os familiares e os pacientes, segundo a psicóloga, é essencial durante o tratamento médico. Manter o vínculo afetivo, mesmo que de forma digital, é comprovado que auxilia na recuperação das pessoas importantes.  “Em alguns casos já estamos fazendo a leitura de e-mails para os pacientes. Percebemos que através desses e-mails foi possível humanizar e aproximar do paciente, pois conseguimos transmitir o afeto da família na leitura dessas cartas, confortando-os e alegrando-os. Foi possível perceber também que a expressão ‘saudade de casa’, se transformou em esperança de um breve retorno”, relatou.

Comentários