Saúde

Funed tem projetos aprovados para diagnóstico e tratamento da covid-19

Iniciativas buscam respostas rápidas e eficazes para a doença durante a pandemia

O diferencial esperado para teste proposto é detectar proteínas virais nas amostras antes mesmo dos sintomas aparecerem (Foto: Karol Avelino)

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) teve dois projetos de pesquisa aprovados na chamada do “Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo da seleção é estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa, apoiar ações voltadas ao enfrentamento e à redução dos danos causados pela covid-19; e incentivar a busca por procedimentos eficazes no combate à pandemia.

Os trabalhos aprovados são coordenados pelos pesquisadores Sérgio Caldas e Luiz Guilherme Heneine, ambos da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). O projeto “Uso de ferramenta molecular e desenvolvimento de soro heterólogo anti-Sars-Cov-2 como estratégia de enfrentamento à covid-19”, coordenado por Sérgio Caldas, tem como potencial impacto o uso de recursos de infraestrutura já disponíveis na instituição para desenvolver uma alternativa terapêutica ainda não proposta no contexto da pandemia. 

“Vários estudos têm demonstrado que a administração passiva de anticorpos policlonais pode melhorar a taxa de sobrevida em infecções virais graves, sendo vista como uma estratégia promissora para o enfrentamento à covid-19 e para o controle de futuros surtos”, explica Caldas.

O projeto de Luiz Heneine tem objetivo de desenvolver um teste rápido com o biossensor para a doença, preenchendo a lacuna entre os dois testes existentes: o molecular, que detecta o componente genético do vírus na amostra; e o imunológico, que detecta os anticorpos IgM e IgG no soro de paciente. 

“No caso do biossensor que estamos propondo, um anticorpo específico para o coronavírus tipo 2 é colocado nele, sendo capaz de detectar os vírus presentes nas amostras dos pacientes. Essas amostras podem ser swabs nasais e orais, saliva e soro. Uma gota de amostra depositada no biossensor e dez minutos de incubação são suficientes para obter o resultado”, relata o pesquisador. 

O diferencial esperado para este teste é detectar proteínas virais nas amostras antes mesmo dos sintomas aparecerem. A detecção precoce é fundamental para definir estratégias de controle da pandemia, como mapeamento dos locais com necessidade de lockdown, isolamento social mais rígido e também sobre onde já se pode iniciar o retorno das atividades sociais.

Comentários