Brasil

Youtuber de extrema-direita Wilker Leão é expulso da Universidade de Brasília após processo disciplinar

Reitoria confirmou exclusão do estudante de História, que gravava professores e colegas sem autorização e publicava vídeos em tom de deboche

Reprodução. 

Brasília - A Universidade de Brasília (UnB) anunciou nesta sexta-feira (5) a expulsão do estudante de História e youtuber de extrema-direita Wilker Leão de Sá, dono de um canal com mais de 940 mil inscritos. A decisão foi tomada após a conclusão de um processo disciplinar discente (PDD), que investigava a conduta do aluno em sala de aula.

De acordo com a instituição, Leão gravava professores e colegas sem consentimento e publicava os vídeos em redes sociais em tom de ridicularização. Ele já estava suspenso das aulas desde o ano passado, enquanto o processo administrativo seguia em análise.

Em nota, a reitoria informou que “após o despacho decisório no âmbito do processo disciplinar discente, o estudante Wilker Leão de Sá foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula. Cabe recurso. O ato está em conformidade com as recomendações do relatório final do PDD e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB”.

O estudante também foi alvo de críticas neste ano, quando participou da convocação de um ato dentro da universidade em que militantes de direita incentivaram violência contra alunos da instituição.

Em seu canal, Leão já havia publicado trechos de uma audiência sobre o processo disciplinar e justificou sua matrícula em História dizendo que escolheu o curso “justamente por ser um dos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias”, afirmando que seu objetivo era “combater isso dentro da universidade federal”.

Comentários