Cidades

Problemas estruturais e de planejamento provocam falta de água no Barreiro, em Itabira

Representantes do Saae, da Prefeitura e Câmara estiveram no local para conversar com moradores sobre o desabastecimento constante no bairro.

Dezesseis dias sem água. Esta é a realidade dos moradores do Residencial Barreiro. O condomínio, que foi inaugurado em outubro de 2019, sofre constantemente com o desabastecimento. Para entender e solucionar o problema, o prefeito Marco Antônio Lage designou o secretário municipal de Governo, Gabriel Quintão, e o diretor técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Dartson Fonseca, para conversar com a população afetada. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no residencial, e contou com a presença do vereador Sidney do Salão.

De acordo com o representante da autarquia, até a construção do condomínio a rede de distribuição de água do Saae atendia perfeitamente aos moradores do Barreiro. No entanto, com a ocupação dos 144 apartamentos, a estrutura não consegue suprir a demanda. Para Dartson Fonseca, houve um erro no planejamento da infraestrutura do empreendimento, inaugurado em 2019. Ele contou ainda que sem a construção de uma nova rede, o problema acontecerá novamente.

Gabriel Quintão
Divulgação

"Os responsáveis pela obra deveriam ter previsto a necessidade de fazer uma rede de distribuição de água adequada para atender os apartamentos. Mas, vamos consertar isso”, disse Dartson Fonseca.

O diretor técnico explicou aos moradores que a construção da rede de distribuição não acontece de maneira rápida. No entanto, para agilizar o processo, a autarquia já está adquirindo os tubos e materiais necessários para a obra. “A alternativa que temos nesse momento é a de abastecer a caixa d’água com o auxílio de um caminhão-pipa. Enquanto isso, já estamos providenciando a construção dessa rede. Eu me solidarizo com esses moradores”, disse Dartson.

Gabriel Quintão afirmou que a falta de estrutura adequada para a construção de 144 apartamentos – a maioria com quatro e cinco moradores – levará a Prefeitura a solicitar informações à Caixa Econômica Federal (responsável pelo financiamento da obra) e à construtora que executou o serviço.

“A Prefeitura está empenhada em resolver essa demanda, é uma determinação do prefeito Marco Antônio. Vamos atrás da Caixa, da construtora para saber o porquê de ter sido aceito um empreendimento com pouca infraestrutura”, afirmou Quintão.

O secretário afirmou ainda que espera voltar ao local, o mais breve possível, para entregar a rede de distribuição de água à população. “Estamos garantindo aos moradores que não faltará dedicação e empenho para que este tipo de situação seja resolvida. A água é o mínimo, o básico. Muito disso é provocado por obras apressadas, sem a devida qualidade. De nós, esperem responsabilidade e muita seriedade”, concluiu.

A síndica Cristina Vitalino dos Santos agradeceu pela oportunidade de explicar sobre o desabastecimento e de entender o motivo do problema após as explicações dos representantes do Município. “Quero agradecer pela presença de vocês e pelas explicações que foram dadas pra gente, por nos esclarecer todas as dúvidas. Tem mais de um ano que estamos morando aqui e sofrendo com esse problema da água", declarou.

Comentários