Saúde

Futuro secretário de Saúde de João Monlevade discute plano de vacinação contra a Covid-19

O plano de vacinação contra a Covid-19 foi um dos assuntos tratados pelo futuro secretário municipal de Saúde, Alysson Barcelos, com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em reunião virtual nesta terça-feira (22). Durante o encontro foram repassadas informações sobre a estratégia de vacinação em Minas Gerais. O estado segue Plano Nacional de Vacinação. 

A campanha de vacinação contra a Covid-19 será realizada em três etapas: pré-campanha, campanha e pós-campanha. E, para que ela ocorra, é necessário que o município de João Monlevade prepare e apresente ao Estado, até o próximo mês, o plano municipal de vacinação. 

Alysson Barcelos João Monlevade
Alysson Barcelos / Divulgação

"É extremamente importante a definição da equipe de trabalho, principalmente a equipe da atenção primária onde poderemos criar uma comissão interna de planejamento para a vacinação, criando estratégias de comunicação com a população, treinamento da equipe, esquema de segurança juntamente com as Polícias militar e civil, locais de aplicação entre outras ações", destacou Alysson Barcelos. 

Levantamento das unidades de saúde
O futuro secretário de Saúde, Alysson Barcelos, informou ainda que estão sendo apuradas as condições das unidades básicas de saúde de João Monlevade para o recebimento das doses de vacinas. "Não temos sistemas de refrigeração em todas os postos e estamos preparando ações para a compra dessas câmaras de conservação de vacinas. Queremos deixar tudo orçado e licitado para a aquisição", informou. Alysson disse também que o governo estadual tem proposta para ajudar às cidades na reestruturação da rede de frios das unidades de saúde. "Estamos nos antecedendo e estamos confiantes", pontuou.

Até o momento, há 2.668 casos confirmados de Covid-19 em João Monlevade, sendo que 30 acabaram em morte. Os dados são da Vigilância em Saúde do município (Visa) e foram divulgados no final dessa tarde. Conforme informações compartilhadas pelo Hospital Margarida, 12 dos 15 leitos destinados a atendimentos à pacientes com Covid-19 da unidade de saúde estão ocupados.

Comentários