Cidades

Extrema conecta área urbana e rural com internet gratuita

Ações do município serão apresentadas na próxima semana durante o Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas

municipio de extrema-mg
Vista aérea de Extrema-MG (divulgação)

Conhecida como o “portal de Minas” e localizada na divisa com municípios paulistas, Extrema vem investindo para levar internet à população, em especial às comunidades na zona rural. O projeto de conectividade, chamado de Comunica Extrema, será apresentado na próxima semana, a prefeitos e gestores públicos que participam do II Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas, em Santa Rita do Sapucaí.

O supervisor de TI da Prefeitura de Extrema, Antônio Carlos Nascimento, destaca que até nas proximidades das cachoeiras do município, Salto e Jaguari, moradores e visitantes conseguem ter acesso via internet gratuita fornecida pela Prefeitura.

São 10MB de velocidade para cada ponto conectado. Atualmente, 10 espaços contam com wi-fi livre. “O projeto surgiu com pontos de acesso simples na praça e rodoviária. E deu muito certo, expandimos, melhoramos o sinal conforme os equipamentos foram avançando. A nossa malha de wireless é muito boa, temos mais de 70 departamentos conectados, os principais em fibra óptica”, conta. “Futuramente queremos ter pelo menos 30 pontos com internet livre”, completa.

Bairros mais afastados da área urbana como Salto, Forjos, Godoy e Juncal também foram beneficiados com a iniciativa, suprindo uma demanda da população, muitas vezes, carente de serviços privados de telefonia e internet. “O custo é muito baixo perto do retorno que se obtém”, enaltece Nascimento.

Segundo o supervisor de Tecnologia da Informação, as próximas ações em estudo para Extrema envolvem a modernização da iluminação pública e a criação de um aplicativo que conecte os serviços da Prefeitura ao cidadão.

Fórum de Cidades Digitais – Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, a segunda edição do Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas acontece no dia 31 de outubro, no Auditório da Incubadora Municipal de Empresas, a partir das 8h30. O objetivo, conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, é fomentar a modernização dos municípios através da troca de experiências. “Levar informação sobre como os municípios têm utilizado a tecnologia para aprimorar a gestão pública. Tecnologia deve ser vista como estratégia para melhorar a vida das pessoas e desenvolver as localidades”, pontua.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/srs. A iniciativa tem patrocínio ouro da Vivver Sistemas e bronze da Exati Tecnologia, além do apoio do SEBRAE, Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública e Hotel ibis Styles Pouso Alegre.

Serviço:

II Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas

31 de Outubro de 2019, em Santa Rita do Sapucaí

Local: Auditório da Incubadora Municipal de Empresas

Av Francisco Andrade Ribeiro, 543-Família Andrade

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/srs

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812

Comentários