Internacional

Trump elogia Lula e diz que quer se reunir com presidente brasileiro

Líder norte-americano afirmou ter tido “química excelente” com Lula após breve encontro na ONU

presidente dos estados unidos donald trump
Reprodução/Youtube-ONU. 

Belo Horizonte - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) que pretende se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. A declaração foi feita durante seu discurso na 80ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, logo após a fala do chefe de Estado brasileiro.

Trump disse ter encontrado Lula nos corredores da ONU e relatou um breve diálogo. “Encontrei o líder do Brasil ao entrar aqui e falei com ele. Nos abraçamos. As pessoas não acreditaram nisso. Nós concordamos que devemos nos encontrar na próxima semana. Foram cerca de 20 segundos. Conversamos e concordamos em conversar na próxima semana”, disse.

O republicano também elogiou o presidente brasileiro. “Lula parece ser um homem muito agradável. Eu gosto dele e ele gosta de mim. E eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Quando eu não gosto de uma pessoa, eu não gosto. Mas tivemos, ali, esses 30 segundos. Foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal.”

Apesar do tom amistoso, Trump justificou as tarifas de 50% aplicadas contra produtos brasileiros como medida de defesa da soberania norte-americana. Segundo ele, o Brasil teria tarifado os Estados Unidos “de forma muito injusta”.

“Fiz isso porque, como presidente, eu defendo a soberania e os direitos de cidadãos americanos”, disse. O norte-americano acusou ainda o Brasil de impor barreiras comerciais, restringir liberdades e usar o sistema judicial como instrumento de repressão.

Na sequência, Trump sinalizou possibilidade de aproximação caso haja cooperação bilateral. “O Brasil poderá se dar bem se trabalhar junto com os Estados Unidos. Sem a gente, eles vão falhar como outros falharam”, declarou.

Comentários