Cidades

Bicicletas reformadas por presos se transformam em presente de Dia das Crianças em Minas

Projeto do Presídio de Itajubá transforma bikes que já se deterioravam em sonhos realizados para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade

Belo Horizonte - Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, ação de solidariedade do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) realizou o sonho de crianças carentes de Itajubá, no Sul de Minas: ganhar uma bicicleta. Nesta terça-feira (10/10), bikes reformadas por detentos do presídio da cidade foram entregues a meninos e meninas atendidos pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Quatorze bicicletas foram doadas para crianças que ficam na instituição no período em que não estão na escola, durante uma festa que se estendeu por toda a tarde. Elas foram escolhidas por meio de um concurso de desenho sobre os 75 anos do centro de apoio.

Divulgação / Sejusp - 

Todas as bicicletas entregues nesta terça-feira foram totalmente remodeladas por três presos que já tinham experiência no ramo. Eles pintaram e trocaram as peças desgastadas por novas. As bikes são fruto de apreensões realizadas pela Guarda Municipal e estavam se deteriorando no depósito da instituição por falta de procura. Um trabalho minucioso, desenvolvido ao longo do último mês, e focado na possibilidade da entrega de um presente especial a quem mais precisa.

“Esse projeto tem a finalidade de aproximar a comunidade da instituição prisional. Além disso, contribui para reintegrar o reeducando à sociedade. Recebemos muitos sorrisos hoje pela realização do sonho da primeira bicicleta das crianças”, ressalta o diretor do Presídio de Itajubá, Marcelo da Silva Castro. Ainda segundo o diretor, além da experiência qualificada de profissionalização, os detentos envolvidos na ação têm remição de pena, com um dia abatido a cada três de trabalho.

As peças utilizadas no processo de recuperação vieram de parcerias capitaneadas pela direção da unidade com o comércio local, Poder Judiciário e conselho da comunidade.

Transformar para fazer o bem
A ideia de reformar bicicletas apreendidas e esquecidas no depósito da Guarda Municipal surgiu em 2022, por meio de uma parceria entre o presídio da cidade, prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário.

Divulgação / Sejusp - 

A unidade prisional identificou os presos com habilidades para o trabalho e foi em busca de parcerias para que os materiais pudessem ser totalmente recuperados. “É muito gratificante participar desse projeto. Privilegiar crianças e ajudar os filhos de outras pessoas faz bem para a gente”, conta o detento Giovani Alberto Teixeira, um dos três envolvidos na ação.

Até hoje, 37 bicicletas foram transformadas em doações para instituições beneficentes, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, entre outros.

Centro de apoio
O Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração atende cerca de 200 crianças carentes de Itajubá, principalmente do bairro Vila Podis, com idade entre 5 e 13 anos. Todas elas participaram da ação de Dia das Crianças promovida nesta terça, que contou com a distribuição das bicicletas reformadas pelos presos.

"Temos uma parceria com o sistema prisional de cerca de três anos e, em diversas atividades, eles nos apoiam. Essa entrega das bicicletas é mais uma delas", ressaltou a secretária-executiva do Centro de Apoio, irmã Florinda Machado. Atualmente, os meninos e meninas assistidos pela instituição ficam no local fora do horário das aulas regulares, com atividades de apoio ao desenvolvimento e formação.
 

Comentários