Internacional

Fumaça preta no Vaticano indica impasse na escolha do novo papa

Cardeais seguem reunidos no conclave; nova rodada de votações está prevista para esta quinta-feira à tarde

Vatican News / Arquivo - 

Belo Horizonte - O terceiro sinal de fumaça preta subiu nesta quinta-feira (9) da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que mais uma rodada de votações entre os cardeais não resultou na escolha do novo papa. Esta foi a segunda votação do dia e a terceira desde o início do conclave, iniciado na quarta-feira (8).

A fumaça preta sinaliza que nenhum dos 133 cardeais presentes alcançou os dois terços necessários — ou seja, pelo menos 89 votos — para ser eleito. Segundo comunicado da Santa Sé, os cardeais farão uma pausa para o almoço e devem retomar as votações por volta das 16h no horário local (11h de Brasília).

Cerca de 15 mil pessoas acompanham a movimentação na Praça de São Pedro, à espera da fumaça branca que anunciará a escolha do novo pontífice, sucessor do Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril.

Durante o conclave, os cardeais registram seus votos em cédulas com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”). Ao fim de cada sessão, as cédulas são queimadas, com adição de substâncias químicas que produzem a cor da fumaça — preta para indicar que não houve eleição e branca quando o novo papa é escolhido.

Ainda não há previsão de quando o novo pontífice será anunciado, mas as votações devem continuar ao longo do dia. O último conclave, em 2013, durou dois dias e resultou na eleição de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Comentários