Repórter Cidadão

Animais foram vistos circulando livremente em Itabira na tarde de domingo e manhã de hoje

Vaca foi vista pastando tranquilamente no Parque da Água Santa
Vaca foi vista pastando tranquilamente no Parque da Água Santa

Na manhã de hoje por volta das 6 horas um internauta fotografou e enviou para o WhatsApp do O Folha de Minas a foto de uma vaca pastando tranquilamente no Parque da Água Santa. Esses animais circulam pela cidade desde ontem e foram fotografados na Avenida João Pinheiro, Rua São José e Avenida Daniel de Grisólia. Outros animais também foram vistos na esplanada da estação.

Não é raro ver animais circulando pelas ruas de Itabira. Também não são poucos os acidentes envolvendo animais nas estradas que cortam a nossa cidade. É preciso que providências sejam tomadas. Antes esses animais eram recolhidos e levados ao curral de conselho, mas o prefeito Damon não vê como prejudicial a circulação desses animais no município.

No ano passado a Câmara de vereadores aprovou uma lei que tratava da apreensão de animais. A lei de autoria do vereador Toninho da Pedreira previa que os animais que estivessem soltos em perímetro urbano seriam imediatamente apreendidos. O responsável seria notificado e teria que retirar o animal no prazo de até cinco dias e pagar uma multa de 500 Unidades Padrões Fiscais do Município, que equivale a R$ 1,2 mil - por cabeça e na hipótese de existir risco iminente de acidente a multa seria acrescida em 100% e em caso de reincidência, a multa seria aumentada em 200%.

Esta lei foi vetada na íntegra pelo prefeito Damon na alegação de que era inconstitucional. Os animais continuam soltos pela cidade colocando em risco a vida do cidadão.

Depois do veto do prefeito parece que os criadores se sentiram mais a vontade e animais são vistos circulando livremente por todos os lados. Qualquer acidente que vier a acontecer o município pode ser responsabilizado por que o prefeito ao vetar a lei e não tomar nenhuma providencia sabe que esta assumindo o risco de acidentes, já que via pública não é lugar de criar animais.

Comentários