Cidades

Com apenas 10 anos, aluna salva criança de engasgo com técnica aprendida em aula de primeiros socorros

Luana, estudante da rede municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, aplicou a manobra de Heimlich após capacitação dos Bombeiros nas escolas

Um gesto rápido e certeiro de uma aluna de apenas 10 anos salvou a vida de uma criança de 3 anos no distrito de Fernandes, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). A estudante Luana Soares Peixoto, da Escola Municipal de Pacas, usou a manobra de Heimlich, aprendida em um curso de primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar, para socorrer a criança que havia se engasgado com um pedaço de paçoca.

Divulgação  -  

A ação heroica é resultado direto do projeto “Bombeiro nas Escolas”, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar, que tem como objetivo disseminar a cultura da prevenção entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. “Ver uma estudante tão jovem aplicar o que aprendeu de forma tão rápida e eficaz é motivo de orgulho. Isso mostra que o projeto está atingindo seu objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para ajudar o próximo”, afirmou o sargento Fabrício Carneiro, responsável por uma das oficinas realizadas na escola.

O curso oferecido aos estudantes inclui noções teóricas e práticas sobre prevenção de acidentes domésticos, evacuação em caso de incêndio, além do uso correto dos números de emergência. Luana colocou em prática o que aprendeu ao visitar uma vizinha e se deparar com a criança engasgada. Sua atitude imediata impediu que o caso evoluísse para algo mais grave.

Desde o início do projeto, 172 alunos do 4º ano da rede municipal já foram capacitados. Além das crianças, todos os profissionais da educação do município receberam treinamento como Brigadistas Orgânicos em 2022, e em 2025 estão passando por reciclagem.

A história de Luana repercutiu entre professores, familiares e autoridades locais como exemplo do impacto positivo de investir em educação preventiva desde cedo. Mais do que uma aula, a capacitação tornou-se uma ferramenta real de salvamento de vidas.

Comentários