Morre Dr. Ademar Mendes, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara de Itabira
Médico e político itabirano vivia em Santa Catarina e lutava contra um câncer no pulmão; sepultamento ocorreu nesta sexta-feira (18)
Itabira (MG) - Faleceu na noite de quinta-feira (17), aos 84 anos, o médico e ex-vice-prefeito de Itabira, Ademar Mendes de Souza, figura histórica da política municipal. Conhecido como Dr. Ademar, ele estava residindo em Jaraguá do Sul (SC), onde lutava contra um câncer no pulmão. O sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no Cemitério Barra do Rio Centro, na cidade catarinense.
Dr. Ademar foi vice-prefeito entre 1993 e 1996, durante a gestão de Olímpio Pires Guerra, o “Li”, e exerceu dois mandatos como vereador de Itabira, entre 1997 e 2004. Em 1999, presidiu a Câmara Municipal, período marcado por sua atuação conciliadora e foco em temas da saúde pública.
Liderança respeitada em Itabira, tanto por sua trajetória política quanto por seu trabalho como médico, por anos, Dr, Ademar atuou no atendimento à população em diversas unidades de saúde da cidade, conciliando o ofício da medicina com a vida pública.

Legado político e pessoal
Durante sua vida pública, Dr. Ademar ficou conhecido por defender políticas de acesso à saúde, educação e fortalecimento dos serviços sociais no município. Como presidente da Câmara, conduziu votações de projetos importantes com equilíbrio e diálogo com a sociedade civil.
A mudança para Santa Catarina se deu após sua aposentadoria. Mesmo fora da vida pública, manteve vínculos com Itabira e seguia sendo lembrado por ex-colegas de Câmara e moradores da cidade, que o reconheciam pela firmeza ética e pela dedicação à comunidade.
Dr. Ademar deixa a esposa, Dalva Mendes de Souza, e os filhos Ademar Mendes de Souza Júnior e Bruna Mendes de Souza, ambos médicos, além de netos e bisnetos.
Comentários