Ancelotti convoca primeira Seleção Brasileira com Casemiro de volta e Neymar fora; estreia será contra o Equador
Brasília

Brasília - O técnico Carlo Ancelotti foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (26) como novo comandante da Seleção Brasileira Masculina de Futebol, em cerimônia realizada na sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ). Reconhecido como um dos maiores vencedores da história do futebol europeu, o italiano divulgou sua primeira convocação à frente do time canarinho e deu início à caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.
Sem Neymar, ainda em processo de recuperação no Santos, a lista marca o retorno de Casemiro, do Manchester United, ao grupo. Outra novidade é a presença de Danilo, lateral do Flamengo, que também pode atuar como zagueiro. Segundo o treinador, a prioridade agora é fortalecer a equipe e resgatar o protagonismo da Seleção.
“É uma honra, um grande orgulho comandar a seleção, que é a melhor do mundo. Eu tenho um grande trabalho para fazer com que o Brasil volte a ser campeão, vamos juntos. Precisamos de todos vocês. Eu fui recebido aqui com muito carinho. É a minha primeira vez, e estou muito contente. Eu estou muito animado e acho que vamos fazer um trabalho”, afirmou Ancelotti durante a coletiva de imprensa.
Primeira convocação de Ancelotti
Goleiros:
Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo)
Meio-campistas:
Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo)
Atacantes:
Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vinícius Júnior (Real Madrid)
Estreia e próximos compromissos
A estreia de Ancelotti no comando técnico será no dia 5 de junho, contra o Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Já no dia 10 de junho, o Brasil enfrenta o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo.
A Seleção Brasileira ocupa atualmente a quarta colocação nas eliminatórias, com 21 pontos em 14 jogos. Os seis primeiros colocados garantem vaga direta para a Copa do Mundo. O sétimo disputará uma repescagem internacional.
Missão: reconstruir e vencer
Ancelotti, que soma cinco títulos da Liga dos Campeões da UEFA (três pelo Real Madrid e dois pelo Milan), é também o único treinador a conquistar as cinco principais ligas nacionais da Europa: Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França. Agora, ele assume o desafio de levar o Brasil de volta ao topo do futebol mundial após mais de duas décadas sem um título de Copa do Mundo.
Durante o evento, o italiano recebeu mensagens de boas-vindas de grandes nomes da história da Seleção Brasileira, como Luiz Felipe Scolari, Zico, Bebeto, Rivelino e Gérson Canhotinha de Ouro.
“É uma alegria, uma satisfação, uma felicidade estar contigo. E que desejamos o melhor possível. Seja a pessoa que sempre foi e vai conseguir no Brasil tudo aquilo que conseguiu na sua vida. Tudo de bom! E o melhor para o nosso Brasil", declarou Scolari, técnico do penta em 2002.
A expectativa agora é pelo desempenho da nova equipe nos jogos decisivos das eliminatórias, que definirão se o Brasil garantirá sua 23ª participação consecutiva em Copas do Mundo.
Comentários