Esportes

Carlo Ancelotti é anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira

Treinador multicampeão assume comando da equipe para a Data Fifa de junho e segue até a Copa do Mundo de 2026

carlo ancelotti
Reprodução / Real Madrid - 

Brasília - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na manhã desta segunda-feira (12) que o técnico italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos, será o novo comandante da Seleção Brasileira masculina principal. O treinador, que estava no Real Madrid, assumirá a equipe a tempo da próxima Data Fifa, em junho, e terá contrato até o fim da Copa do Mundo de 2026.

Sem técnico desde a saída de Dorival Júnior, em março, a Seleção Brasileira enfrentará o Equador, no dia 5 de junho, e o Paraguai, no dia 10, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial. O Brasil está atualmente na quarta colocação, com 21 pontos, empatado com os paraguaios, e dois pontos atrás dos equatorianos, que ocupam o segundo lugar.

Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Segundo informações do portal The Athletic, Ancelotti começará a trabalhar diretamente com a CBF no dia 26 de maio. Ele se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e com Juan, coordenador técnico, para definir a lista de convocados para os confrontos de junho.

Técnico mais vitorioso da Champions League

Carlo Ancelotti traz ao comando da Seleção Brasileira um currículo impressionante. É o treinador mais vitorioso da história da UEFA Champions League, com cinco títulos: dois conquistados pelo Milan (2003 e 2007) e três pelo Real Madrid (2014, 2022 e 2024).

Além da Champions, ele coleciona títulos por diversos clubes europeus. No Real Madrid, sua passagem mais recente começou em 2021 e, até o momento, soma:

  • 2x Champions League

  • 2x La Liga

  • 2x Supercopa da UEFA

  • 2x Supercopa da Espanha

  • 1x Mundial de Clubes

  • 1x Copa do Rei

  • 1x Copa Intercontinental

Ancelotti também treinou clubes como Milan, Juventus, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton, entre outros. Com vasta experiência internacional e um histórico de gestão de grandes estrelas, ele chega à Seleção em um momento de transição e busca por retomada de protagonismo.

Últimos jogos pelo Real Madrid

No último domingo (11), Ancelotti comandou o Real Madrid no clássico contra o Barcelona, em jogo válido por La Liga. A equipe madrilenha foi derrotada por 4 a 3, se distanciando da briga pelo título espanhol. Foi a 350ª partida de Ancelotti à frente do clube merengue. Com sete pontos de desvantagem em relação ao Barça, o Real Madrid ainda enfrenta Mallorca, Sevilla e Real Sociedad até o encerramento do campeonato.

Com a ida de Ancelotti para a Seleção, a diretoria do Real Madrid ainda não confirmou oficialmente o substituto, mas especulações indicam que Xabi Alonso, atualmente no Bayer Leverkusen, é um dos nomes cotados.

Comentários