Coluna

O CUSTO DOS SONHOS

Juiz de Fora (MG) - Se pensarmos com clareza, com certeza poderíamos dizer que os sonhos têm um custo.

Não custa sonhar, dizem os otimistas, os vendedores de sonhos, projetos, promessas de que a vida pode ser diferente, basta querer ou sonhar.

Pensando bem não é simples assim. Os sonhos têm um custo. Sonhos são desvios da vida normal e buscar o inusitado. Não acompanhar o ritmo da multidão que se satisfaz em fazer o mesmo, buscando as mesmas coisas. Viver em um mundo pronto com seus projetos definidos de uma vida boa, mesmo que ela seja totalmente diferente daquela que desejamos.

Foto: William Bayreuther / Unsplash - 

Quantos sonhos foram abortados porque foram colocados diante do dilema da escolha entre a carreira desejada e aquela que vai garantir uma renda confortável? É possível dizer que os sonhos podem ser comprados com uma bela soma todo mês.

Sonhos materiais sim, mas e os imateriais, aqueles que satisfazem nossa consciência, que nos fazem acordar todas as manhãs e dormir todas as noites em perfeita paz? Nas manhãs, a corrida para internar naquilo que desejamos sempre, que nos tranquiliza a alma, e nas noites o desejo cumprido, o sorriso de satisfação de que amanhã tem mais para fazer.

Abandonar os sonhos tem um custo e vivê-los também. Sonhos são imponderáveis, diáfanos, alguns impossíveis. No entanto, perseguir sonhos é uma tarefa não é uma realização.

Sonhadores não são senhores de seus destinos. Sonhadores são solitários porque algumas vezes se envergonham dos seus sonhos e não contam para ninguém os seus objetivos. E aqueles que contam podem contar os rostos de descrédito, palavras de incentivos insinceras, como uma lástima pela escolha que está, para eles, muito distante da realidade.

Sonhos têm um custo alto e não têm a lógica da sociedade. Temos somente uma vida e pensamos sempre se vale a pena viver um sonho. Sonhos são poços de tristezas e devaneios. Sonhos são sereias chamando para o mar revolto e desconhecido.

Tudo que é sonho tem um custo. E quanto custa sonhar? E quanto custa realizar? Sonhos são pedras no caminho e coisa de gente teimosa. Sonhar é uma teimosia eterna e para alguns não importa o custo.

Quanto custa avançar um passo em direção ao sonho e quanto custa alcançá-lo se ele recua mais alguns?

Nilson Lattari

333 Posts

Crônicas e Contos

NILSON LATTARI é carioca e atualmente morando em Juiz de Fora (MG). Escritor e blogueiro no site www.nilsonlattari.com.br, vencedor duas vezes do Prêmio UFF de Literatura (2011 e 2014) e Prêmio Darcy Ribeiro (Ribeirão Preto 2014). Finalista em livro de contos no Prêmio SESC de Literatura 2013 e em romance no Prêmio Rio de Literatura 2016. Menções honrosas em crônicas, contos e poesias. Foi operador financeiro, mas lidar com números não é o mesmo que lidar com palavras. "Ambos levam ao infinito, porém, em veículos diferentes. As palavras, no entanto, são as únicas que podem se valer da imaginação para um universo inexato e sem explicação".

Comentários