Esportes

Cruzeiro busca ponto importante contra o Athletico-PR e segue lutando pela permanência na Série A

O Athletico saiu na frente com Vitor Roque, e Matheus Pereira buscou o empate para o Cabuloso

Foto: Staff Images

Belo Horizonte - O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quinta-feira, e somou um ponto que pode ser importante para o cumprimento do objetivo principal do clube na temporada 2023. No Mineirão, o time celeste foi amplamente superior na partida contra o Athletico Paranaense, mas acabou desperdiçando algumas chances cruciais e ficou no empate por 1 a 1. O Athletico saiu na frente com Vitor Roque, e Matheus Pereira buscou o empate para o Cabuloso - ambos os gols no segundo tempo. O duelo no Mineirão foi válido pela 36ª rodada, a antepenúltima do Campeonato Brasileiro.

A partida contra o Athletico-PR começou já com um Cruzeiro impetuoso. Diante de mais de 36 mil torcedores no Mineirão, o time celeste mostrou suas credenciais e conseguiu se impor, mesmo com o adversário tendo chegado para o jogo com dois dias a mais de descanso. Logo aos 7 minutos, uma jogada alucinante do ataque do Cruzeiro: William cruzou pela direita, Arthur Gomes cabeceou, a bola explodiu no travessão, Arthur Gomes tentou marcar no rebote, o goleiro Bento defendeu, e no novo rebote a bola explodiu no marcador do Athletico-PR, em cima da linha, após bomba de Marlon.

De forma inacreditável, a bola não estufou as redes no lance anterior, mas o Cruzeiro seguiu pressionando. Até os 35 minutos da primeira etapa, só o time celeste atacou. Matheus Pereira, em chute de fora da área que explodiu na zaga e também em outra finalização que foi para fora, teve duas oportunidades. Filipe Machado, em chute de canhota de fora da área, também experimentou e viu o goleiro do Athletico-PR defender. O time paranaense só foi chegar com perigo aos 43 minutos, em um erro individual da zaga celeste, mas Rafael Cabral cresceu para cima do atacante Willian e fez grande defesa.

Após um primeiro tempo de amplo domínio, mas sem alterações no placar, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo disposto a manter o nível de intensidade que apresentara na primeira metade do jogo. Dessa forma, o time celeste seguiu construindo e dominando o adversário. Japa, em chute de bate-pronto após cruzamento de Marlon, viu a bola ir para fora. Aos 15 minutos, o Cruzeiro já tinha chegado quatro vezes - além de Japa, também com Matheus Pereira e Bruno Rodrigues.

Mas, aos 19 minutos, veio o castigo em uma rara chegada do Athletico-PR. Após lançamento preciso de Fernandinho, Madson ganhou pelo alto da defesa celeste e escorou para Vitor Roque, que estava posicionado na pequena área e empurrou para o fundo do gol. 1 a 0 para a equipe paranaense.

Apesar do banho de água fria, os atletas cruzeirenses tiveram maturidade para buscar o resultado novamente. No decorrer da partida, o Cruzeiro seguiu criando as melhores oportunidades e acumulando finalizações. Aos 27 minutos, em mais uma tentativa, Arthur Gomes rolou para Matheus Pereira, dentro da área, e o camisa 96 foi derrubado pela defesa do Athletico-PR. Pênalti! Contudo, na cobrança, o batedor Bruno Rodrigues acabou parando no goleiro Bento, que acertou o canto e defendeu.

O jogo ia ficando cada vez mais dramático com o passar dos minutos. Mas aos 38 minutos, Matheus Pereira, que vinha fazendo grande partida, tentou mais uma finalização e, desta vez, tirou totalmente do alcance do goleiro Bento para marcar um golaço de fora da área. 1 a 1 no placar! Foi o primeiro gol do meio-campista com o manto estrelado.

Nos minutos finais, o Cruzeiro tentou a virada com finalizações de Robert e Lucas Silva, que entraram no decorrer da segunda etapa, mas a vitória, infelizmente, não foi possível nesta noite.

Com o empate, o Cruzeiro chega a 45 pontos e segue dependendo de suas próprias forças para sacramentar a permanência na Série A. Com mais duas rodadas em disputa, o time celeste se mantém em 14º na tabela de classificação e terá a chance de conquistar seu objetivo já na próxima partida. No domingo, às 18h30, o Cabuloso encara o Botafogo no estádio Nilton Santos.

Se vencer no Rio de Janeiro, o Cruzeiro garante a permanência na Série A independentemente de qualquer outro resultado. Se somar 1 ponto contra o Botafogo, a Raposa poderá cravar a permanência em caso de derrota ou empate do Bahia ou derrota do Vasco na rodada.

Comentários