Turismo

Da folia ao sossego, Minas Gerais oferece opções variadas para o feriado de Carnaval

Destinos agitados, tradicionais, históricos e bucólicos envolvem moradores do estado e turistas de todo o Brasil. Setur lança campanha que cataloga e organiza cidades e programações

Para os que querem folia agitada; para os que desejam tradição histórica; para os que procuram sossego; para quem quer um momento com a natureza. Assim é Minas Gerais, que oferece todas essas opções para moradores e turistas durante o feriado de Carnaval.
 
Com o objetivo de orientar os foliões, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), lança a campanha do Carnaval 2018, #CarnavalMG. Voltada para as redes sociais, a iniciativa envolve os usuários do Facebook e Instagram com o intuito de apresentar as várias possibilidades de destinos que melhor se adequem ao perfil do visitante.
 
Começando por Belo Horizonte, que oferece aos foliões um Carnaval bem tradicional, com muito movimento e arrastando a multidão.  São mais de 480 blocos de rua, desfiles caricatos e escolas de samba, além de shows em nove palcos distribuídos pela cidade. Os ritmos são variados e espalhados por todos os bairros da capital.
 
Outro destino já conhecido dos brasileiros são as cidades históricas. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Tiradentes e São João del-Rei prometem agenda diversificada e gratuita para este ano. As manifestações artísticas reúnem marchinhas, desfiles de blocos caricatos e bandas locais para alegrar a festa.
 
Mais peculiar, em Bonfim, a menos de 100 km de Belo Horizonte, acontece anualmente o tradicional Carnaval a Cavalo. O evento é destaque entre visitantes que procuram curtir a festa em clima de interior. Cavalos fantasiados abrilhantam a festa e se apresentam em um circuito demarcado. Os shows e desfiles acontecem entre os dias 9 e 13 de fevereiro.
 
Já Abaeté, Diamantina e Pompéu apostam nos shows com abadás, muita música e folia sem hora de acabar: as populares micaretas. Em Itabirito, o destaque vai para os grandes trios elétricos e blocos tradicionais que desfilam pelas ruas.
 
Também tem os destinos para quem quer sossego e natureza. Com muitas localidades cercadas por paisagens cenográficas, Minas oferece cachoeiras, rios e parques. São o caso de Milho Verde, Inhotim, Serra do Cipó, Ibitipoca, Lavras Novas, São Gonçalo do Rio Preto, Poços de Caldas, Araxá, Monte Verde, Serras do Canastra, Caraça e Caparaó.
 
O Carnaval aquece a economia e movimenta a cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais. “O turista, além de se divertir com a folia, conhece um pouco mais da história e da cultura diversificada do nosso estado. Dessa forma, estamos otimistas para que os municípios possam realizar a programação carnavalesca e, consequentemente, receber os turistas com a hospitalidade peculiar dos mineiros”, ressalta o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.
 
 
Confira as programações:

Comentários