Brasil

Lula lidera com folga no 1º turno e só empata com Tarcísio no 2º, aponta Quaest

Presidente vence todos os adversários testados, exceto o governador de SP, que aparece tecnicamente empatado dentro da margem de erro

Foto: Ricardo Stuckert PR - 

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários simulados de primeiro turno das eleições presidenciais de 2026, segundo a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17). No segundo turno, Lula venceria qualquer adversário com margem confortável, com exceção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem aparece tecnicamente empatado.

O levantamento mostra que Lula se descolou dos principais nomes da oposição, como Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSDB) e Eduardo Bolsonaro (PL). Em todos esses confrontos, o petista aparece numericamente à frente.

A única exceção é Tarcísio de Freitas, que aparece com 37% das intenções de voto contra 41% de Lula em eventual segundo turno — resultado dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Vantagem sólida no primeiro turno

Nos cenários de primeiro turno, Lula também lidera com folga. Contra Bolsonaro, por exemplo, o petista tem 32% das intenções de voto, ante 26% do ex-presidente. Em um confronto com Michelle Bolsonaro, Lula registra 30%, e a ex-primeira-dama aparece com 19%.

Outros possíveis adversários, como Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, têm desempenho ainda mais distante: 15% em ambos os casos, segundo a pesquisa. Com isso, Lula consolida um piso eleitoral em torno de 30% no primeiro turno e um teto de 43% no segundo.

Tarcísio mantém competitividade

Entre os nomes testados pela pesquisa, Tarcísio é o único que aparece competitivo contra Lula no segundo turno. Embora ainda desconhecido em algumas regiões do país, o governador de São Paulo já é visto como uma das principais apostas do campo conservador para 2026, especialmente após o enfraquecimento da imagem de Jair Bolsonaro.

A nova rodada da Quaest mostra que Lula ampliou sua vantagem em relação à pesquisa anterior, realizada em maio. Na ocasião, ele aparecia em empate técnico com quase todos os adversários testados — incluindo Bolsonaro e Michelle. Agora, apenas Tarcísio mantém proximidade nos números.

Avaliação política

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, os números indicam que Lula mantém um patamar elevado de intenções de voto e segue como favorito para a disputa presidencial.

A pesquisa mostra um Lula estável e competitivo em todos os cenários. A oposição ainda busca um nome com força nacional.

A pesquisa também evidencia a fragmentação da direita, que não tem, neste momento, um candidato que reúna força suficiente para polarizar com Lula fora do eixo paulista.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Comentários