PF desarticula quadrilha que contrabandeava imigrantes com falsos contratos esportivos
Operação VAR revelou quase 300 entradas irregulares no país; maioria dos estrangeiros é de Camarões
Brasília - A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), em São Paulo, a Operação VAR, que investiga uma organização criminosa especializada no contrabando de imigrantes por meio de fraudes em pedidos de residência no Brasil. O grupo é suspeito de usar contratos falsos com instituições esportivas como justificativa para regularizar a entrada de estrangeiros, principalmente camaroneses.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista. A ação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Imigração Laboral (CGIL), vinculada ao Ministério da Justiça, e também de órgãos internacionais, como a agência Homeland Security Investigations (HSI), dos Estados Unidos.

Esquema usava falsos vínculos com clubes de futebol
Segundo a PF, os investigados simulavam vínculos empregatícios com clubes ou instituições esportivas brasileiras para burlar os critérios legais de permanência no país. Com esses documentos fraudulentos, era possível registrar pedidos de residência como se os estrangeiros tivessem sido contratados como atletas ou profissionais ligados ao esporte.
O nome da operação – VAR – é uma referência irônica ao sistema de árbitro de vídeo utilizado no futebol, já que o esquema criminoso utilizava falsas ligações com o universo esportivo para acobertar o contrabando humano.
Nos primeiros meses de 2024, a Polícia Federal identificou quase 300 entradas irregulares no Brasil com esse modus operandi, sendo a maioria de imigrantes oriundos de Camarões, país da África Central. A investigação também apura se os estrangeiros eram vítimas de exploração trabalhista ou tráfico de pessoas após a entrada no território brasileiro.
Crimes investigados
Os suspeitos podem responder por crimes como:
-
Contrabando de pessoas (art. 232-A do Código Penal);
-
Falsidade ideológica (art. 299);
-
Associação criminosa (art. 288);
-
E eventualmente, crimes ligados à exploração de mão de obra imigrante.
A Polícia Federal informou que as investigações prosseguem, e outras diligências não estão descartadas.
Comentários