Cidades

Prefeito ressalta que objetivo é resgatar e estimular o esporte na cidade

Divulgação / PMI

Nesta sexta-feira (8), o prefeito Marco Antônio Lage esteve na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) – que estava desativada há três anos, retomando suas atividades nesta gestão – para a primeira reunião de trabalho com a equipe, reunida no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino.

Acompanhado da secretária da pasta, Natália Lacerda Faria, e do secretário municipal de Governo, Gabriel Quintão, o prefeito de Itabira salientou que o principal objetivo do governo é resgatar o esporte na cidade. “É uma secretaria importante, estratégica no nosso planejamento de desenvolvimento do município e focada nas pessoas. Queremos que o esporte, tão tradicional em Itabira, seja impulsionado de novo com uma plataforma que começa ainda nas escolas. Então, é um resgate com planejamento, disciplina e projetos; buscando recursos no âmbito estadual e federal”.

Em sua primeira semana de trabalho, Natália Lacerda declarou que a situação da pasta era de “abandono”. “Os servidores daqui estavam ociosos, desmotivados e sem apoio político. O que eu percebi foi falta de organização em todas as áreas, falta de fluxo, processo e controle de coisas mínimas: que material tem aqui, como é usado e qual a durabilidade desse material. A partir do momento que a gente tem o controle, isso é uma coisa simples”, analisou.

No entanto, segundo ela, o esporte será, “sim”, resgatado na cidade. “Vamos valorizar os projetos que estão aqui, com os efetivos, que são pessoas muito empenhadas, competentes e dignas de terem as suas ideias alavancadas. Quero reforçar, também, que a nossa ideia não é trazer as pessoas para o ginásio, no Centro, é a secretaria, com seus projetos e programas, chegar até a comunidade”.

Sobre a nova diretriz da SMELJ, o prefeito reforçou que o trabalho será de integração com outras pastas, principalmente com a Secretaria Municipal de Educação (SME), utilizando o contraturno escolar para promover esporte nas escolas, inclusive com os equipamentos que já existem na cidade: quadras, campos de futebol etc.

“Além disso, a nossa jornada passará pela volta do futebol amador e ao estímulo a todos os esportes de maneira geral, fazendo com que o esporte seja, realmente, uma ação cidadã fundamental”, finalizou Marco Antônio Lage.

Comentários