Cidades

Prefeito de Itabira anuncia responsável pelo Procon, administradores distritais e equipe voltada para áreas rurais

Nomes ainda não publicados deverão constar no Diário Oficial nos próximos dias

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, definiu os nomes que ocuparão a secretaria-executiva do Procon e as administrações dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Também foram confirmados os servidores que irão compor uma equipe voltada para a situação das áreas rurais. Alguns já foram oficialmente nomeados e as publicações com os demais indicados serão feitas nos próximos dias no Diário Oficial do Município. 

Virgínia Guimarães, Artur Henrique e Virgilio Gazire
Virgínia Guimarães, Artur Henrique e Virgilio Gazire. (Divulgação/PMI)

A secretaria-executiva do Procon será exercida pela advogada Virgínia Magalhães. Pós-graduada em Direito Cível e Processo Cível e especialista em Mediação e Arbitragem, a profissional possui mais de 12 anos nas áreas Cível, Pública, Empresarial e Trabalhista, foi assessora, consultora e procuradora da Prefeitura de Santo Antônio do Rio Abaixo e da Câmara de Vereadores do mesmo município.

A administração do distrito de Ipoema ficará sob a tutela de Artur Henrique Matias Figueiredo. Técnico em Mecânica e acadêmico em Gestão do Agronegócio, ele atuou por mais de 11 anos em terceirizadas da Petrobras como fiscalizador, planejador, encarregado e supervisor de obras. Atualmente, é empreendedor no ramo de postos de combustíveis.

Já o distrito de Senhora do Carmo será administrado por Virgílio Henrique Pirani Gazire. Produtor rural, atuou como comerciante e já foi administrador do próprio Carmo e coordenador dos distritos. A nomeação de Virgílio já foi publicada nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial.

Olhar para as áreas rurais

Os dois administradores distritais ficarão sob a coordenação do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Itabira, Geraldo Pena Torres (Torrinha), nomeado também nesta sexta como assistente de Programas e Projetos, dentro da Secretaria Municipal de Governo. A proposta é de que, na reforma administrativa já anunciada pelo prefeito Marco Antônio Lage – que já é desenhada e deverá ser enviada para a Câmara nestes primeiros meses de gestão -, a função desempenhada por Torrinha assuma nova nomenclatura.

Além dos administradores distritais, o time terá ainda a presença de Reinaldo Linhares Gonçalves, produtor rural e gerente de transportes, com vivência em localidades rurais e que acumula a experiência de já ter sido assessor na gestão pública. Ele será responsável por gerenciar as comunidades rurais em geral, com olhar para as localidades do município que não integram os distritos. Reinaldo será também nomeado, inicialmente, como assistente de Programas e Projetos, mas o cargo ganhará nova nomenclatura a partir da reforma administrativa.

“É um olhar específico para essas comunidades, o que nunca foi feito em Itabira. As nossas andanças mostraram que essas localidades hoje estão desamparadas, por isso os problemas se avolumam tanto. Comunidades como Candidópolis, Pedro, Bateias, Rio de Peixe, Morro Santo Antônio, entre várias outras que demandam uma atenção grande e nunca tiveram este acompanhamento de perto. O Reinaldo é um profundo conhecedor dessas comunidades e vai ser este elo entre os moradores e o Poder Público. Esta atenção é justamente para darmos uma resposta rápida aos problemas dessas comunidades e não permitir que as queixas se sobreponham”, comentou Marco Antônio Lage.

Itabiraprev

Outro nome que ainda não havia sido divulgado de forma oficial pelo governo, mas que, inclusive, já tomou posse, é o do presidente do Instituto de Previdência de Itabira (Itabiraprev), Paulo Alexandre da Silva.

Servidor público municipal, Paulo é especialista em administração financeira e lotado na Secretaria de Planejamento há 26 anos. Exerceu cargo de secretário titular da pasta por duas oportunidades, além de já ter sido superintendente de Planejamento e Orçamento e secretário-adjunto.

Comentários