Cidades

Mais de 7 mil pessoas são abordadas durante fiscalização do uso de máscaras

Tomaz Silva

Ao longo de três semanas, um total de 7.257 pessoas foram abordadas por fiscais ou agentes da Guarda Municipal em Belo Horizonte para receber orientações e serem conscientizadas sobre a importância do uso da máscara para evitar a disseminação do Coronavírus. As abordagens educativas ocorreram entre 14 de julho – data em que entrou em vigor a Lei 11.244 que tornou obrigatório o uso de cobertura facial nos espaços públicos – e as 18h dessa segunda-feira (3). Quatorze pessoas se recusaram até mesmo a utilizar as máscaras disponibilizadas pelos agentes e tiveram seus autos de infração lavrados, para receberem a multa em suas residências.

A equipe da Subsecretaria de Fiscalização e os guardas municipais têm realizado ações educativas para verificar o uso da máscara em todas as regiões da cidade. Entre os cidadãos abordados, 3.255 estavam devidamente equipados e outros 3.988 estavam em desacordo com a legislação, seja por não utilizarem a máscara ou por estarem fazendo o uso incorreto da mesma. Eles providenciaram a adequação imediata e não precisaram ser notificados.

Regras
De acordo com a Lei 11.244, é obrigatório o uso de máscara ou cobertura facial sobre nariz e boca nos espaços públicos, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. A medida permanece obrigatória enquanto perdurarem as medidas implementadas pelo Executivo para enfrentamento da pandemia de Covid-19. O descumprimento da legislação gera multa de R$ 100.

A aplicação da multa é feita pela equipe de fiscalização da Prefeitura ou pela Guarda Municipal. O cidadão que for flagrado sem o uso da máscara é orientado a colocar o acessório. Em caso de desobediência, ele precisa apresentar de forma imediata os documentos para que o fiscal ou o guarda municipal possa emitir a multa.

As pessoas em situação de rua que não estiveram utilizando máscara são dispensadas da multa, mas recebem o acessório das equipes que estarão nas ruas realizando as ações.

Comentários