Coluna

BOLSONARO E O PORTA DOS FUNDOS

Rio - Se tem um órgão do Governo Federal que trabalha - e muito - é o Departamento de Recuos e Desmentidos (DRD).

Ligado à Secretaria de Comunicação - SECOM, o DRD funciona numa salinha nos fundos do Palácio do Planalto, sob o comando do secretário especial Fabio Wajngarten.

Todo mundo sabe que uma das funções mais importantes no governo, hoje em dia, é a de recuar e desmentir as histórias do capitão, de sua prole e de seus colaboradores.

O governo de Jair Bolsonaro já mudou de idéia ou recuou de decisões que estavam tomadas ou anunciadas, tantas vezes que o setor de comunicação do governo está em pânico.

Os recuos e desmentidos, quase diários, estão atrapalhando os trabalhos do Departamento de Recuos e Desmentidos.

Os trabalhos estão se acumulando e os poucos funcionários não tem dado conta da demanda.

porta dos fundos
Ilustração: Nani

Não surpreende ninguém que Jair Bolsonaro e sua prole esteja sempre em conflito com a verdade e os fatos, mas dessa vez ele se superou.

Depois de ler escondido “A Folha de São Paulo”, o Presidente chamou o secretário Wajngarten, na sua sala.

- O que foi, Presidente?

- Vamos publicar uma nota desmentindo a “Folha de São Paulo”.

- O que eles publicaram dessa vez, Presidente?

- Esse “pasquim” andou noticiando que eu estou com câncer. Semana passada publicaram que eu disse que o Leonardo DiCaprio “tacou fogo na Amazônia". É mentira em cima de mentira!

- Mas, Presidente, foi o senhor mesmo que disse, na quarta-feira, no Palácio da Alvorada, que fizeram uma checagem no senhor e que o senhor tinha um possível câncer de pele. Eles só noticiaram.

- Não interessa. Esse jornalzinho não pode ficar publicando essas fake news! Essa semana noticiaram que o “Flavinho” gastou 1,6 milhão de reais com chocolates. Isso é um absurdo! O menino nem gosta de chocolate. Quando era criança, eu dava uma barra de chocolate e ele fazia uma "rachadinha" com os irmãos.

- Presidente, se o senhor ficar adulterando fatos, desmentindo e fraudando todo tipo de informação, daqui a pouco ninguém mais vai acreditar nas suas declarações. As últimas pesquisas do Datafolha mostraram que 43% dos brasileiros nunca acreditaram em suas declarações.

- A imprensa é uma fábrica de chocolates, digo,  fake news. Tudo o que sai no jornal ou na TV a meu respeito ou do meu governo, é mentira. Por falar nisso, cancela minha assinatura da Netflix.

- Por que, Presidente?

- Você não viu o especial de fim de ano do “Porta dos Fundos”?

- Vi, sim. E daí?

- Eles ultrapassaram todos os limites do desrespeito, talkey? Aquilo é uma pouca vergonha, uma falta de respeito!

- Eu achei engraçado.

- Engraçado? Eles insinuam que eu sou gay. Eu sou macho! Espada, talkey? Isso deve ser coisa do Frota. Eu odeio gay! Eu quero que os gays morram! Prefiro que um filho meu morra do que apareça com um bigodudo por aí!

- Presidente, eles estão falando de Deus! Do Todo-Poderoso!

- Viu? Tem alguém mais poderoso do que eu? 

Ediel Ribeiro (RJ)

662 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários