Política

Vereadores presos por corrupção

Na ação policial do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), desencadeada nesta segunda-feira (16), denominada “Guardião”, dezessete vereadores da Câmara de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram presos. Essa é a continuidade de uma ação anterior, chamada de “O poderoso chefão”, quando outros três parlamentares foram detidos, em outubro deste ano. Até agora, dos 27 vereadores eleitos para a Câmara de Uberlândia, 20 estão presos. Eles são acusados de desvio de verba pública, através de contratação irregular de empresa de segurança, de limpeza e de serviço gráfico, causando prejuízo de cerca de R$ 4 milhões.

O presidente da Câmara, vereador Hélio Ferraz, o Baiano,  é um dos detidos na ação policial de combate à corrupção. (Foto: Câmara de Uberlândia/Divulgação)
O presidente da Câmara, vereador Hélio Ferraz, o Baiano,  é um dos detidos na ação policial de combate à corrupção. (Foto: Câmara de Uberlândia/Divulgação)

Uma planilha comprovando o pagamento de propinas foi entregue aos policiais, que ainda apreenderam como provas do crime vários áudios e vídeos. No esquema de corrupção referente à empresa de vigilância, ficou demonstrado que os vereadores dividiam o dinheiro do pagamento mensal de seis vigilantes fantasmas, incluídos na folha de pagamento do total de 22 funcionários. As investigações apuraram que a direção da empresa “A Precisão Segurança”, realizava a transferência bancária para a conta do vereador Juliano Modesto (SD). Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco, Daniel Martinez, “a chefe de segurança da empresa foi ouvida e ajudou nas investigações, inclusive, entregando alguns dos áudios que comprovam o crime; em razão disso ela foi colocada em liberdade”.

A Justiça expediu 40 mandados de prisão e outros 42 mandados de busca e apreensão. Eis a lista dos vereadores presos:

Alexandre Nogueira (PSD)
Dra. Flavia Carvalho (PDT)
Dra. Jussara (PSB)
Felipe Felps (PSB)
Hélio Ferraz, o Baiano (PSDB) - Presidente da Câmara.
Helvico José de Queiroz Jr, o Vico (Sem Partido)
Isac Cruz (Republicanos)
Juliano Modesto (SD)
Marcio Nobre (PSD)
Mastroiano de Mendonça Alves, o Doca (PL)
Osmirio Alves de Oliveira, o Ceará (PSC)
Pâmela Volp (PP)
Paulo César Alves Rocha, o PC (SD)
Ricardo Santos (PP)
Rodi Nei Borges (PL)
Roger Dantas Rodrigues César (Patriota)
Ronaldo Alves (PSC)
Silésio Miranda (PT)
Vilmar Resende (PSB)
Wender Marques (PSB)

Comentários