Trânsito

Licenciamento de Veículos no formato digital passa a ser adotado também em Minas Gerais

O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento impresso

Minas Gerais passa a adotar, a partir de agora, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital.  O lançamento foi feito nesta quarta-feira (11) pela Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

O CRLV Digital já está disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores. Os documentos na versão eletrônica têm a mesma validade jurídica do documento impresso já que reúnem todas as informações do documento físico. O acesso ao CRLV digital está liberado para o proprietário que tenha quitado o licenciamento do veículo de 2019. Basta fazer o download do aplicativo CDT, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. 

CRLV
CRLV Digital tem a mesma validade jurídica do documento impresso. (Foto: Fernanda Alves)

O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo celular ou tablet mesmo off-line, ou seja, sem internet.

“Minas Gerais conta com uma frota de aproximadamente 12 milhões de veículos em circulação, a segunda maior do país. Essa inovação trará comodidade aos usuários e proprietários de veículos, além de oferecer segurança para os serviços utilizados, uma vez que não será necessária a exigência de circular com um documento autenticado, e tudo isso, de forma gratuita”, destaca o diretor do Detran-MG, delegado-geral Kleyverson Rezende.

Compartilhamento
O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo. 

Segurança
O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria. 

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% on-line, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-MG.

Comentários