Coluna

ADAIL, UM CARTUNISTA NO TOM CERTO

Adail por Edil Ribeiro
Adail por Ediel Ribeiro

Rio – Como cartunista é impossível não ser fã do Adail.

Conheci Adail há mais de 20 anos. Éramos vizinhos. Trabalhamos juntos no "O Municipal" – jornal onde, por sinal, Ibrahim Sued começou, antes do sucesso no jornal "O Globo".
 
Em junho de 2012, batemos um longo papo no restaurante Exotic, em Caxias. Adail era bom de papo. Gostava de falar da origem humilde em São Paulo e, principalmente, de desenho e música, suas duas paixões.
 
- Na verdade, eu nasci no interior de São Paulo, na cidade de Registro, em 1930. Fui militar, e já na caserna fiz meus primeiros desenhos. Era boêmio, gostava da noite e de beber. Fui contemporâneo de Adoniram Barbosa, Grande Otélo. Bebi com essa gente toda. Publiquei meus primeiros desenhos com 18 anos nos jornais "O Governador" e "A Marmita". Vim para o Rio de Janeiro em 1955 e fui trabalhar no "Diário de Notícias", onde fiquei por 20 anos. Trabalhei também na revista "O Cruzeiro" e nos jornais "Correio da Manhã", "Jornal dos Sports", "O Pasquim", "Cartoon", "O Globo" e "O Dia", entre outros. Publico também há 20 anos meus cartuns no "Jornal Espírita". Me aposentei pelo jornal "Ùltima Hora", em 1991.
 
Com relação ao seu estilo, não negava a forte influência da escola argentina.
 
- Eu comecei copiando Divito (Guillermo Divito 1914-1969), um cartunista argentino que publicava no semanário "Patoruzú", de Buenos Aires e depois criou seu próprio jornal de humor chamado "Rico Tipo". No Brasil, sempre fui fã do Henfil e do Nássara. Trabalhei com eles no "O Pasquim". Adorava ver o Henfil desenhar. Era um gênio.
 
Aos poucos, Adail foi criando seu próprio estilo de desenho simples e piadas leves e populares. Graças ao tom leve de seus cartuns, o cartunista nunca teve problemas maiores com a Ditadura Militar.
 
- Era uma época difícil pra todos nós que trabalhávamos com arte e cultura em geral. Os milicos não deixavam passar nada. Era preciso fazer três jornais para publicar um. 80% dos textos e desenhos eram censurados. Felizmente, eu nunca tive problemas.
 
Era compositor. Fez músicas pro Flamengo e pro Corinthians, seus times de coração. Sempre que nos encontrávamos me mostrava uma nova canção.
 
- Tenho muitas músicas compostas. Sambas, músicas de dor-de-cotovelo, tudo. Tenho músicas de protestos, músicas para campanhas institucionais, músicas para a Copa do Mundo. Quando não estou desenhando tô escrevendo músicas.
 
Adail era jornalista e membro do Conselho da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Faleceu em 2014, no Rio de Janeiro.
 
Em 2016, o quadrinista João Carpalhau e o Grupo Capa Comics deram o nome  de Adail José de Paula a Gibiteca da cidade de Duque de Caxias, numa homenagem ao cartunista.
 
* Ediel Ribeiro é jornalista, escritor e cartunista

Ediel Ribeiro (RJ)

653 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários