Cultura e Entretenimento

João Monlevade recebe espetáculo “Princesa Falalinda” com crítica bem-humorada aos contos de fadas

​​​​​​​Peça da companhia O Trem será apresentada gratuitamente no dia 9 de setembro, na Praça da Paz, pelo programa Diversão em Cena

teatro
“Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua” / Manu Sales. 

João Monlevade (MG) terá uma programação especial na próxima terça-feira (9 de setembro). A cidade recebe a turnê do espetáculo infantojuvenil “Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”, que será apresentado gratuitamente às 19h, na Praça da Paz, no bairro Vila Tanque. A iniciativa integra o programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal.

A montagem da companhia mineira O Trem, de Belo Horizonte, propõe uma releitura crítica dos contos de fadas tradicionais. Com humor, poesia e ironia, a fábula contemporânea aborda o silenciamento feminino e valoriza a liberdade de expressão desde a infância.

Na trama, Falalinda nasce sob a maldição de dizer tudo o que pensa. Ao crescer, sua franqueza passa a ser vista como incômoda, principalmente pelo pai, o rei, que decide casá-la com um príncipe especializado em calar pessoas. Após ser isolada em uma torre e perder a fala, a princesa reencontra sua voz graças à bruxa que a amaldiçoou — revelada como sua mãe, a rainha. O final inesperado transforma Falalinda em uma soberana admirada pela coragem e sinceridade.

Além da crítica social, o espetáculo traz trilha sonora original, figurinos que mesclam o clássico e o moderno e um enredo que estimula reflexões sobre empoderamento, escuta ativa e protagonismo feminino.

Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua é mais do que um conto reinventado: é um convite para que crianças e adultos repensem valores e tradições, ampliando repertórios culturais”, destaca a companhia O Trem.

Diversão em Cena

Criado em 2010, o programa Diversão em Cena já levou espetáculos gratuitos ou a preços populares a mais de 1 milhão de pessoas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul. Em 2025, completa 15 anos de atividades.

“Acreditamos que a democratização da cultura é uma ferramenta essencial para a transformação social. Por isso, é uma grande satisfação levar gratuitamente mais esse espetáculo ao público de João Monlevade”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.

Comentários