Cidades

Gilberto Ramos assume a Secretaria Municipal da Fazenda de Itabira

Servidor público estadual aposentado, mestre em Administração e professor universitário, novo secretário tem passagens pelas prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e Governo de Minas

Itabira conta com um novo secretário municipal da Fazenda a partir desta terça-feira (12): o servidor aposentado do Estado de Minas Gerais, mestre em Administração e professor universitário Gilberto Silva Ramos. Ele assume a pasta até então ocupada pela servidora municipal Elidiane Silva Coelho Maia, que estava no cargo interinamente.

Gilberto Ramos
Divulgação

Com grande experiência na área fiscal, Gilberto Ramos tem 64 anos, possui dois bacharelados (Engenharia Civil e Ciências Contábeis), é especialista em Controladoria e mestre em Administração. Entre as vivências profissionais, já atuou como secretário municipal da Fazenda, em Contagem; secretário-adjunto de Arrecadações, em Belo Horizonte; subsecretário da Receita Estadual; superintendente de Fiscalização de Minas Gerais; diretor de Planejamento e Avaliação Fiscal da Superintendência de Fiscalização de Minas Gerais e auditor-fiscal.

Destaca-se ainda as experiências na área acadêmica. Gilberto Ramos foi professor de Contabilidade Fiscal e Tributária, Planejamento Fiscal e Tributário, Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos, além de professor de cursos de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Na Faculdade Pitágoras exerceu o cargo de professor de pós-graduação.

“Depois te 35 anos no serviço público, aceitar este convite se deve aos desafios propostos pelo prefeito, principalmente no que se refere aos cenários prospectivos para Itabira a partir da exaustão mineral. Minha contribuição mais importante a esta administração que se inicia será a experiência adquirida no trato com a coisa pública ao longo de minha carreira”, avaliou o secretário.

Já o prefeito Marco Antônio Lage explicou que a nomeação do novo secretário obedece aos critérios técnicos que também nortearam as escolhas dos demais titulares de cada uma das pastas. “A escolha por Gilberto Ramos aconteceu, entre outros quesitos, por capacidade técnica. É um profundo conhecedor das áreas fiscal e contábil e da gestão pública como o todo. O trabalho desenvolvido por ele em outras cidades mostra isso e só temos a ganhar com este profissional, claro alinhado a toda Secretaria da Fazenda”, disse o prefeito, que ainda agradeceu à servidora Elidiane Silva: “Uma profissional que nos ajudou muito nestes primeiros dias de governo com procedimentos que eram urgentes dentro da secretaria”.

Metas
Na Prefeitura de Itabira, entre outras ações, Gilberto Ramos pretende facilitar o cumprimento voluntário das obrigações tributárias, pelos contribuintes, com aplicação intensiva da tecnologia; cumprir rigorosamente os prazos de pagamentos aos servidores e fornecedores da Prefeitura.

Ainda é meta do novo secretário orientar estrategicamente a secretaria para a manutenção do equilíbrio fiscal das contas públicas, adequando o modelo de gestão, com a racionalização dos processos; fortalecer a imagem da pasta, e consequentemente da Prefeitura, cuidando da capacitação e alto grau de profissionalismo dos servidores, a fim de garantir um ambiente de trabalho pautado na ética, transparência e publicidade das ações organizacionais; e ainda, aprimorar os planos de carreira dos servidores e a estrutura organizacional.

“A Secretaria da Fazenda tem um papel fundamental na assessoria ao prefeito para assuntos de planejamento e desenvolvimento da cidade, além de municiar as outras secretarias com informações importantes para as ações daquelas pastas”, resumiu Gilberto.

Comentários