Cidades

Itaurb define, emergencialmente, nova forma de realizar coleta na zona rural

 

A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) retomará nesta quarta-feira (6) a coleta de lixo na zona rural do município. Entretanto, o serviço será executado com o saldo remanescente do contrato com a empresa Hura, que finaliza na próxima terça-feira (12).

De acordo com Danilo Alvarenga Freitas, diretor-presidente da Itaurb, as rotas de coleta nos distritos Ipoema e Senhora do Carmo, bem como em outras localidades rurais, serão realizadas, apenas, pela empresa Hura até o encerramento do contrato.

“Até ontem (5), ela [Hura] executava somente as rotas urbanas, que exigem menos recursos da empresa. Sabemos que a área rural da cidade é extensa e a Itaurb sempre assumiu esses custos. Portanto, redefinimos as rotas deste contrato, que terminará na próxima terça-feira, sem possibilidade de renovação”, explicou.

Com a mudança, a empresa contratada fará a coleta no perímetro urbano dos distritos e nas localidades Serra dos Alves, Belvedere, Angico, Tiá, Conquista, Bom Jardim, Mata Grande, Serra Linhares, Bongue, Boa Vista, Laranjeiras, Pedra que Brilha, Candidópolis, Bateias, Turvo, Quiabo, Santa Catarina, Gatos, Padres, Santo Antônio, Duas Pontes, Machado, Gomes, Macuco, Cachoeira Alta, Campestre, Quilombo, Caqui, Bananal e estradas de acesso de Ipoema e Senhora do Carmo.

itaurb
Divulgação

Em tempo
O contrato emergencial com a Hura foi firmado em julho do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), que afastou cerca de 12 funcionários, entre motoristas e coletores. Além disso, segundo relatório, a Itaurb tinha cinco caminhões da frota de coleta estragados, sendo quatro com perda total dos motores.

Neste caso, por causa do valor do conserto, foi necessário realizar um processo de licitação, atendendo os prazos legais. É importante ressaltar que dezembro, devido às chuvas e época do ano, é o mês que a demanda da Itaurb aumenta consideravelmente.

Comentários