Brasil

BP anuncia maior descoberta de petróleo em 25 anos no pré-sal brasileiro

Reservatório identificado na Bacia de Santos pode consolidar nova frente de produção da petroleira no país

pre-sal
André Ribeiro/Agência Petrobrás - 

Belo Horizonte - A multinacional britânica BP Energy anunciou nesta segunda-feira (4) a maior descoberta de petróleo da companhia em 25 anos, localizada no bloco Bumerangue, na Bacia de Santos, no litoral do Rio de Janeiro. O poço exploratório foi perfurado a 5.855 metros de profundidade e revelou um reservatório de alta qualidade no pré-sal brasileiro — principal fonte de petróleo do país.

A descoberta foi classificada como “significativa” pelo vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP, Gordon Birrell. “Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da BP em 25 anos”, afirmou o executivo em nota.

O reservatório atravessado no poço 1-BP-13-SPS possui uma coluna de hidrocarbonetos com extensão superior a 300 km², o equivalente ao tamanho da cidade de Fortaleza (CE). O ponto de perfuração está localizado a 404 quilômetros da costa do Rio, praticamente a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Análises e impacto ambiental

A empresa informou que os primeiros testes apontaram níveis elevados de dióxido de carbono (CO₂) na composição dos hidrocarbonetos — um aspecto que ainda será melhor avaliado. A presença do gás, um dos principais causadores do efeito estufa, exige atenção especial quanto às estratégias de mitigação ambiental.

Plano de produção e parceria com o governo

A BP detém 100% do bloco Bumerangue, arrematado em leilão da ANP em dezembro de 2022. Pelo contrato de partilha firmado com o governo brasileiro, a empresa deverá ceder 5,9% do óleo excedente à União, por meio da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Segundo a empresa, o objetivo é transformar a área em um novo “hub de produção” no Brasil. A próxima campanha exploratória já está prevista: ocorrerá em 2026, no bloco Tupinambá, também na Bacia de Santos, e arrematado pela BP com um lance de R$ 7,04 milhões em 2023.

Atuação no Brasil

Presente no país desde 1957, a BP atua nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás, combustíveis marítimos e de aviação, lubrificantes da marca Castrol, energia solar e biocombustíveis. A empresa também tem participação na Usina Termelétrica GNA II, inaugurada em 28 de julho, em São João da Barra (RJ), considerada a maior da América Latina movida a gás natural.

A mudança de nome da companhia, de British Petroleum para BP Energy, faz alusão à sigla Beyond Petroleum ("além do petróleo"), adotada no início dos anos 2000 para refletir uma transição para fontes energéticas mais diversas.

Produção nacional e contexto

Atualmente, o pré-sal representa 78,8% de toda a produção de petróleo no Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Os reservatórios se encontram entre 5 mil e 7 mil metros de profundidade, sob uma espessa camada de sal, o que torna a extração mais complexa, porém extremamente produtiva.

Comentários