Cultura e Entretenimento

Memorial Vale celebra a Semana Nacional de Museus

Em sintonia com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", programação especial será realizada de 16 a 19 de maio. Algumas ações se estendem ao longo do mês

Belo Horizonte - Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, o público terá a oportunidade de participar de atividades no Memorial Vale que aproximam as pessoas do museu e refletem sobre o papel fundamental do espaço na promoção da educação e da pesquisa. A programação especial vai acontecer entre os dias 16 a 19 de maio, convidando a uma reflexão sobre o tema "Museus, Educação e Pesquisa", proposto pela 22ª Semana Nacional de Museus. O Programa Educativo do Memorial vai promover mostra, oficinas, encontros e visitas mediadas nas exposições temporárias e de longa duração no espaço que está localizado na Praça da Liberdade.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em memorialvale.com.br/pt/ .  

Abrindo a programação, na quinta-feira, 9 de maio, às 19h30, e no sábado, dia 11, às 10h30, o Encontro com Professores Memorial Vale vai problematizar a implantação da República no Brasil a partir do eixo de pesquisa Percurso República. Sob a perspectiva da arte e da cultura serão colocadas em debate as noções de cidadania, liberdade e democracia, ressaltando a história de Belo Horizonte, a identidade cultural mineiridade e o episódio da Conjuração Mineira. Os participantes terão a chance de concorrer a um sorteio do Jogo Tralalá, criado pelo Educativo do Memorial, e a ônibus escolares para visitação ao museu. Para participar é necessária inscrição prévia através do telefone (31) 3343-7317 ou whatsApp (31) 8223-7433.

Oficina Ninho de Leitura. Crédito: HB Audiovisual - 

No dia 16 de maio, quinta-feira às 18h30, Leda Maria Martins (MG), Glória Jové (Espanha) e Antônio Almeida (MS) são os convidados dos programas de educação do Instituto Inhotim e do Memorial Vale para comandarem o encontro “Museus para uma vida em comum”. Voltado para professores, educadores, produtores culturais e interessados pela área, no encontro serão partilhadas ideias sobre a pesquisa e a educação como vocação dos museus e instituições culturais. Durante o evento será realizado sorteio de ônibus escolar para visitação de estudantes ao Memorial. Para participar é necessária inscrição prévia através do telefone (31) 3343-7317 ou whatsApp (31) 8223-7433.

O encontro formativo “A pesquisa nas práticas educativas museais”, marcado para o dia 17 de maio, sexta-feira, às 15h, aborda o desafio do exercício da educação e da mediação cultural em museus e centros culturais. A iniciativa oferece uma oportunidade de se pensar estratégias de desenvolvimento de pesquisas sobre as rotinas pedagógicas dos programas de educação nos museus, de forma a inspirar novos modos de fazer registros, documentações e estudos continuados sobre as práticas educativas. Estão na pauta do encontro a “Performatividade educativa: pesquisa e prática na mediação cultural”, discussão conduzida por Pompea Tavares; o “Estudo de Caso Dispositivos de Mediação com o Grupo de Trabalho Metodologias do Programa Educativo do MMGV”, com Gerson de Melo; e o “Estudo de Caso Metodologias para Formação com Educadores e Guias Museais com os Educadores Pesquisadores do Instituto Inhotim”, com Christiane Fernandes e Guilherme Barreto. Para participar é necessário se inscrever pelo telefone (31) 3343-7317 ou whatsApp (31) 8223-7433.

A programação da Semana de Museus também conta com iniciativas para toda a família que se estendem ao longo do mês. Aos sábados dias 11, 18 e 25 de maio, às 14h, será realizada a Oficina Criativa de Colagem onde serão explorados exercícios de cortar, organizar e colar formas, cores e palavras, gerando múltiplas composições que envolvem a criatividade e a imaginação. Podem participar crianças a partir de 5 anos de idade e os ingressos devem ser retirados na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Painel Tiradentes - Gabriel Caram - 

Aos domingos será realizada a Oficina Ninho de Leitura, às 10h30 para bebês de 0 a 2 anos e às 11h15 para crianças de 3 a 5 anos. Nesta oficina, a proposta é entrar no mundo dos livros através da imaginação e das palavras. Em um ambiente organizado para bebês e crianças pequenas, o Programa Educativo do Memorial Vale vai mediar uma experiência literária, contando com a participação do público mirim e de seus cuidadores. Retirada de ingressos na recepção, com 30 minutos de antecedência.

Ainda dentro da programação da Semana de Museus, o Memorial Vale apresenta a Exposição Tempo e Patrimônio, dos dias 1 a 31 de maio. Segundo Cyro dos Anjos “as coisas não estão no espaço, as coisas estão no tempo”. No rastro das palavras do escritor a exposição Tempo e Patrimônio convida o público a passear pelas temporalidades do prédio que abriga o Memorial Minas Gerais Vale observando sua construção e modificação. A mostra traz fotografias de arquivo do IEPHA-MG e materiais de mediação tátil e audiovisual, desenvolvidos pelo Programa Educativo.

As visitas mediadas Percurso República também fazem parte da programação e serão realizadas aos sábados às 11h e 16h30, e domingos às 11h e 14h. O trajeto é inspirado no percurso República, onde são problematizados a implantação da República no Brasil, identificando os conceitos, símbolos e espaços públicos que marcaram o ideal republicano em Minas Gerais.


Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Comentários