Coluna

O prefeito doutor

O itabirano esta diante de um dilema difícil de ser explicado. Andando pelas ruas percebemos que a cidade esta abandonada, são buracos por todos os lados, esgotos estourados, sujeira, trânsito caótico e um governo apático. A rejeição do prefeito Damon é uma das mais altas já registradas na história de Itabira. O cidadão reclama e o governo diz que esta tudo bem. O prefeito diz semanalmente em uma emissora de rádio que o município atravessa uma das melhores fases de sua história. Segundo ele são obras por todos os lados e o atendimento nos setores públicos nunca foram tão bem avaliados como agora. Opinião do prefeito.

Então, analisando a visão do prefeito, podemos dizer que Itabira tem um prefeito doutor e não um doutor prefeito. Mas qual é a diferença? Bom, se Itabira tivesse um doutor prefeito significaria que o município estava muito bem servido, que o prefeito era um doutor em administração pública, mas na verdade Itabira tem um prefeito doutor que pode até ser um bom médico, mas é um péssimo prefeito que prova a cada dia que de administração não entende nada. Aliás o que o prefeito doutor sabe bem é proteger aqueles que ele considera terem o conduzido ao poder.

Um prefeito que escolhe um secretário com o perfil do Jadirão, nomeia a própria esposa como secretária adjunta, uma clara demonstração de ganância por dinheiro e poder, que contrata empresas sem licitação, sabe-se lá Deus o porquê,  só se pode dizer que é um prefeito doutor, mas nunca um doutor prefeito e para simplificar vamos tratá-lo de agora em diante como prefeito doutor, aquele que sabe diagnosticar uma doença e tratá-la.

O nosso prefeito doutor esta diagnosticando o mal de Itabira, mas não tem coragem de aplicar o tratamento necessário, que seria tirar do governo os amigos incompetentes e montar um governo eficiente com doutores em administração pública, conforme prometeu à população: um “Governo Técnico”. Mas o prefeito doutor acha que este remédio seria muito amargo e além de acabar com o mal, acabaria também com o sonho de seus "cupinchas". Mas como ao invés de eleger um doutor prefeito acabamos elegendo um prefeito doutor ele tem feito o diagnostico perfeito de sua administração. Como já disse, ele fala com toda a convicção em suas entrevistas que o município esta evoluindo na saúde, na educação, na segurança, no saneamento básico e em todos os setores, e nesse caso concordo plenamente com o prefeito doutor. No entanto, devemos ressaltar que a evolução não é necessariamente para o bem, aliás, qualquer mudança de posição ou de comportamento pode ser tratada como evolução, por exemplo, na área médica costuma-se dizer que o paciente esta evoluindo para óbito, e isto certamente o prefeito doutor já disse inúmeras vezes ao longo de sua carreira e talvez seja essa a visão que o prefeito tem da evolução de seu governo.

O itabirano percebe claramente que Itabira evolui para óbito e é preciso socorrê-la.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários


  • 21-08-2014 07:41:00 Gilson Amaro

    Dr. Damon sempre com o mesmo discurso,culpado é o governo anterior(João Izael)Onde está?Cadê? Sua equipe de transição? Todos muitos tecnicos!!! Muda o disco!! Mudar o disco,não quer dizer mudar de sexo,não!! É mudar postura,o discurso.Agora Governo tecnico com Jadirão,Gomes,Véio,Ronildo Capilé,Edilson da Natrium,Realmente Itabira foi enganada,com ITABIRA PODE E MERECE MAIS!!!!! ITABIRA NO RUMO CERTO!!!!!!

  • 20-08-2014 07:49:00 Policarpo

    Simples e direto. Dr. Damon é bom médico, mas, como administrador se revelou uma grande mentira. Itabira vive a maior mentira política da sua história: 70% do povo eleitor enganados!

  • 19-08-2014 19:44:00 Jorge Moreira

    É a realidade de Itabira,a cada esquina,ponto de onibus,ponto de taxi,nas filas das loterias,nas filas dos bancos,na cidade toda,ninguém aprova essa administração do Doutor Damon,gestão só para os amigos,que vergonha que tenho de ter pedido voto para meus vizinhos.

  • 19-08-2014 19:09:00 Júlio Couto

    Parabéns pelo belo texto. Concordo e acrescento mais, nunca vi itabira evoluindo tão rápido como no governo atual. Que pena que esta evolução tem como direção, o lado negativo. Assim como o atual prefeito conseguiu uma larga vantagem no momento de sua campanha em busca do poder, também está em larga vantagem como péssimo administrador.

  • 19-08-2014 14:24:00 Mariana

    Parabéns pelo artigo!!! Mais uma vez fui surpreendida com a sua visão, verdade nua e crua. Itabira não pode morrer e como o prefeito doutor diz que ela esta evoluindo deve ser mesmo para óbito. E como fazer para salva-lá? Quem tem a receita nos ensine por favor